Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 22:55
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O Centro Integrado de Apoio Psicossocial Adauto Botelho (CIAPS/Adauto Botelho) vai proporcionar, aos seus usuários, a execução do projeto Cidadão em Ação. O evento será realizado na nova sede do ambulatório CIAPS/Adauto Botelho, na rua Projetada, sem número, bairro Residencial Paiaguás, nos fundos do Detran, na sexta-feira (26.11), às 8h. Haverá exposição de artesanatos, palestras, corte de cabelo e realização de oficinas de artesanato. Serão servidos lanches aos participantes e as atividades irão até às 13h.

O projeto Cidadão em Ação tem um objetivo duplo, segundo esclarecido pela gerente do ambulatório, Mônica Bezerra Ribeiro. “O que pretendemos”, disse ela, “é conscientizar os usuários do Adauto Botelho, uma clientela que inclui os que precisam de atenção em Saúde Mental e seus acompanhantes, de seus direitos enquanto cidadãos e resgatar a sua dignidade como parcela produtiva da sociedade”. A expectativa é de que 300 pessoas compareçam ao evento.

Para isso a gerente, junto com uma equipe de trabalho, decidiu promover um dia com atividades voltadas à informação e diversão dos usuários, familiarizar eles com os serviços oferecidos pelas instituições do Governo que trabalham pela Saúde, o lazer, a cidadania, o emprego e a obtenção de renda, e lhes dar condições de aprender atividades produtivas com outros usuários melhorando a qualidade de vida do usuário e refletindo no seu tratamento de forma positiva.

Uma equipe de técnicos, que hoje é formada pela assistente social, Silvia Miguel da Costa França, pelo psicólogo, Robson Alves de Paula e pela gerente da unidade, Mônica Bezerra Ribeiro e outros , costumava conversar com os pacientes que iam ao ambulatório do Adauto Botelho, e com seus familiares, sobre seus problemas e necessidades. “Esse espaço ficou sendo conhecido como ‘Sala de Espera’ e, a partir de janeiro desse ano, acabou virando um fórum de discussão das aspirações dos doentes e de seus familiares”, contou.

A gerente do ambulatório do CIAPS/Adauto Botelho contou que nessa ‘Sala de Espera’ as pessoas chegavam desanimadas e, quando viam a situação de outros e participavam do que acabou se tornando uma sessão de ‘terapia coletiva’, saiam mais animadas. “Começamos a perceber que acompanhantes que realizavam trabalhos de artesanatos enquanto esperavam atendimento usavam o tempo para ensinar a outros, tanto doentes quanto acompanhantes, o seu trabalho”, lembrou.

Um caso exemplar, citado por Mônica Bezerra, envolveu um cabeleireiro que tinha necessidade de cuidados de saúde mental. “Ele perdeu a confiança em si mesmo e não sabia como conseguir sua recolocação no mercado de trabalho. Da conversa na ‘Sala de Espera’ ficou decidido que ele iria fazer serviços de cabeleireiro no ambulatório do CIAPS/Adauto Botelho o que lhe restaurou a auto-estima e melhorou a qualidade de vida”, contou.

Foi desse ‘fórum’ de discussões que nasceu o projeto Cidadão em Ação. Mônica disse que esse é “o primeiro de uma série”. O Cidadão em Ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Sistema Brasileiro de Apóio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e a gerente aproveitou a ocasião para antecipar as festas de final de ano do ambulatório do CIAPS/Adauto Botelho.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367313/visualizar/