Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 07 de Novembro de 2012 às 09:29
Por: Jonas da Silva/Marcos Coutinho

    Imprimir


A pretensão do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab de fundir sua sigla, o Partido Social Democrático (PSD), com o Partido Progressista (PP) pode recolocar sobre o mesmo teto em Mato Grosso o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD) e o deputado federal Pedro Henry (PP), condenado pela ação penal 470, sobre o mensalão, corrupção de compra de congressistas no governo Lula. A negociação entre os líderes nacionais das duas agremiações estão avançadas.

A relação entre os dois parlamentares mato-grossenses estão ácidas e aumentaram desde meados do ano passado quando Riva, sob a batuta de Kassab começou a formar e organizar o PSD no Estado e os dois estavam sob o PP. Ambos chegaram a trocar falas ásperas na relação político-partidária e no governo, onde Henry era secretário de Saúde até o início deste ano. A informação sobre as tratativas para a proposta de fusão dos dois partidos foi relatada pela revista Veja desta semana.

Uma das consequências imediatas na ação política seguinte foi a desidratação do PP na base eleitoral de Henry nas eleições municipais e a ascensão de novas lideranças e aliados de Riva, principalmente na cidade de Cáceres e toda região Oeste.

O enxugamento do PP também ocorreu por conta da migração de ex-filiados e correligionários de Henry para o novo PSD alavancado por Riva. Ato final da consolidação do PSD nacional e estadual foi a eleição de 497 prefeitos eleitos no Brasil e 39 prefeitos em Mato Grosso, o maior entre as principais siglas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36735/visualizar/