Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 19 de Novembro de 2004 às 10:02

    Imprimir


Os laboratórios que analisam amostras de soja para identificar a ferrugem asiática em Sorriso e Sinop, comprovaram ontem que a doença já chegou à Sorriso, maior município produtor de soja do Brasil. A suspeita da doença fúngica foi comprovada em áreas de teste no distrito de Primaverinha.

A primeira análise deu resultado positivo no laboratório de Sorriso e foi confirmada pelas avaliações e pesquisas feitas em Sinop. A técnica do laboratório do município, Cássia Gonçalves da Silva, disse ao Só Notícias que "infelizmente, é a ferrugem asiática, sem sombra de dúvidas". Foram analisados cerca de 6 amostras.

Duas teorias são apresentadas para o surgimento da ferrugem asiática no Brasil: a primeira é de que ela foi trazida através de correntes aéreas que vieram da Ásia e a segunda que ela tenha sido criminosa, ou seja, pessoas de outros países que não querem que a agricultura brasileira cresça, tenham introduzido a ferrugem asiática no país.

A descoberta da doença nas áreas de sentinela, de cerca de 100 metros quadrados, não trazem prejuízos, mas revelam que o fungo está presente e tão logo as chuvas se intensifiquem e as plantas floresçam serão perceptíveis nas lavouras. No ano passado, os primeiros focos foram identificados em Lucas e Sapezal.

No ano passado, a incidência da Ferrugem foi acentuada e atingiu todas as regiões produtoras de Mato Grosso. Cerca de 10% da produção da safra 03/04, ou algo em torno de 1,6 milhão de toneladas foram perdidas pela dobradinha Ferrugem e chuvas.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367557/visualizar/