Repórter News - reporternews.com.br
Especialista promove conferência na Unemat
Reflexões acerca dos sistemas de avaliações de cursos implantados no Brasil nortearam na última terça-feira (16.11) a palestra do doutor da Unicamp, Paulo Micelli durante o I Congresso de Formação de Professores do Projeto Parceladas. Evento realizado em Cáceres pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat.
Micelli foi um dos componentes da equipe que elaborou o Exame Nacional de Cursos, Provão e traçou considerações sobre os processos de avaliação de cursos superiores instalados no país até os dias atuais.
"Nós tínhamos a preocupação de aplicar um exame em nível nacional, mas que considerasse a especificidade do local, da formação dos professores, para evitar que escolas se formassem sem a preocupação com a qualidade de ensino" afirma o professor explicando que sua postura era baseada em experiências como o Projeto Parceladas que forma professor em serviço e tem características muito próprias.
"Participo do projeto parceladas há muito tempo, desde quando lecionei no curso de história na região do Araguaia. Há um ano formamos o primeiro grupo. Ali nós podemos produzir uma visão da região do Araguaia do ponto de vista das diversas áreas do conhecimento, tendo como grande laboratório o lugar. Constatamos que a biblioteca nós vamos formando aos poucos, mas as observações das coisas é que precisam ser desenvolvidas" relata o professor apontando como um dos indicativos para o êxito do projeto a qualidade e dedicação do professor-aluno.
"Nós não tivemos nenhuma desistência o que é raríssimo acontecer no Brasil em curso universitário, então isso é exemplar. E sempre que vou falar sobre educação me refiro ao projeto Parceladas como experiência positiva e grande iniciativa de política pública educacional"conclui.
Micelli foi um dos componentes da equipe que elaborou o Exame Nacional de Cursos, Provão e traçou considerações sobre os processos de avaliação de cursos superiores instalados no país até os dias atuais.
"Nós tínhamos a preocupação de aplicar um exame em nível nacional, mas que considerasse a especificidade do local, da formação dos professores, para evitar que escolas se formassem sem a preocupação com a qualidade de ensino" afirma o professor explicando que sua postura era baseada em experiências como o Projeto Parceladas que forma professor em serviço e tem características muito próprias.
"Participo do projeto parceladas há muito tempo, desde quando lecionei no curso de história na região do Araguaia. Há um ano formamos o primeiro grupo. Ali nós podemos produzir uma visão da região do Araguaia do ponto de vista das diversas áreas do conhecimento, tendo como grande laboratório o lugar. Constatamos que a biblioteca nós vamos formando aos poucos, mas as observações das coisas é que precisam ser desenvolvidas" relata o professor apontando como um dos indicativos para o êxito do projeto a qualidade e dedicação do professor-aluno.
"Nós não tivemos nenhuma desistência o que é raríssimo acontecer no Brasil em curso universitário, então isso é exemplar. E sempre que vou falar sobre educação me refiro ao projeto Parceladas como experiência positiva e grande iniciativa de política pública educacional"conclui.
Fonte:
Unemat
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367590/visualizar/
Comentários