Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 07:33

    Imprimir


As agências estatais de proteção ambiental da China e dos EUA assinaram um acordo para o desenvolvimento de motores de veículos diesel menos contaminantes, informou nesta quinta-feira a embaixada americana no país.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) injetará 250 mil dólares em um programa piloto com o qual quer mostrar à China a forma de transformar os motores diesel em máquinas menos contaminantes.

"Essa tecnologia pode ser instalada de forma rápida e barata, conseguindo-se um ar mais limpo para todos", disse um responsável pela EPA, Mike Leavitt, depois da assinatura do acordo, na quarta-feira.

A nova tecnologia de motores diesel, que será aplicada de forma experimental em 20 ônibus e caminhões chineses, reduzirá os níveis de sulfureto nos combustíveis dos veículos. Com isso, a emissão de partículas contaminantes cairá 90%.

A EPA já desenvolveu projetos similares em países como Chile, Índia, Tailândia e México, destacou um comunicado da embaixada dos EUA em Pequim.

Em julho do próximo ano, a China ordenará aos fabricantes de automóveis do país que os níveis de emissão de partículas dos veículos se reduzam para se adequar aos padrões da União Européia, de 500 para 350 partículas por milhão.

Depois de décadas sem qualquer preocupação ambiental, a China se comprometeu nos últimos meses a levar a cabo várias medidas para a melhora do ecossistema, especialmente com o intuito de limpar a cinzenta imagem de Pequim, sede dos Jogos Olímpicos de 2008.

Entre as medidas se destacam os programas de reflorestamento no norte do país, a transferência de fábricas contaminantes dos núcleos urbanos para áreas periféricas e a pesquisa e o desenvolvimento de energias renováveis.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367638/visualizar/