Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 17 de Novembro de 2004 às 13:51
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


Maggi apresentou aos executivos números da produção agrícola e da pecuária no Estado.

Os principais executivos do grupo americano FMC Agricultural Products foram recebidos em audiência nesta quarta-feira (17.11) pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. O potencial agrícola de Mato Grosso despertou interesses da empresa, que pretende ampliar seus negócios no Estado.

Uma das 100 maiores corporações dos Estados Unidos, a FMC produz no Brasil herbicidas e inseticidas para culturas diversas como arroz irrigado e de terras altas (sequeiro), algodão, cana-de-açúcar, milho, soja, entre outras.

Durante audiência, ocasião em que Maggi apresentou números da produção agrícola e da pecuária no Estado, os executivos reiteraram a intenção de investir no Estado. "Vemos o Estado de Mato Grosso com muito potencial. Mato Grosso recebe atenção do mundo e tem potencial para crescer mais ainda", disse o diretor-geral da FMC no Brasil, Antônio Carlos Zem.

Segundo Zem, os empresários americanos ficaram entusiasmados com o crescimento da economia de Mato Grosso da ordem de 10% ao ano, acima da média nacional, que é de 4,5%. Maggi informou aos executivos que o Estado ocupa apenas 8% com agricultura da área total de 90 milhões de hectares do seu território.

Com a perspectiva de produzir 45 milhões de toneladas nos próximos nove anos, contra 21 milhões de toneladas nesta safra, área agrícola poderia aumentar para 15% sem degradar o meio ambiente e manter intacta as áreas de preservação, nascentes de rios e reservas indígenas. "Mato Grosso é um Estado essencialmente agrícola. Nós temos um campo um potencial muito grande para crescer", informou Maggi aos americanos.

Citando números, o governador informou aos executivos que o Estado é o primeiro produtor de soja, algodão e pecuária e ocupa a segunda posição na produção de arroz, sorgo e madeira.

A EMPRESA - A FMC mantém um escritório em Cuiabá e clientes em mais de 50 municípios produtores. A empresa se instalou o Brasil em 1978. No Brasil, a empresa inaugurou uma fábrica em Uberaba (MG) e possui escritórios em Campinas (SP) e mais quatro centros de distribuição, além de Cuiabá: em Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), Cachoeirinha (RS) e Londrina (PR). O faturamento da empresa no Brasil em 2004 foi de US$ 117 milhões.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367657/visualizar/