Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 17 de Novembro de 2004 às 10:06

    Imprimir


Putin disse que outros países não teriam as armas que a Rússia estaria desenvolvendo O presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a dizer que o país está desenvolvendo um sistema de armas nucleares diferente de qualquer um já existente no mundo.

"Não apenas fizemos testes com os sistemas mais recentes de mísseis nucleares, como tenho certeza de que, no futuro, vamos tê-los", disse Putin em uma reunião televisionada para uma platéia de generais de diversos setores das Forças Armadas russas, segundo a agência de notícias France Presse.

"E ainda mais: serão algo que ainda não existe e que é improvável que exista em outras potência nucleares."

Putin não deu detalhes do que seria esse novo sistema, mas o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Ivanov, havia dito no início do mês que o país planeja realizar testes com um protótipo portátil do míssil balístico Topol-M ainda este ano.

Segundo Ivanov, a produção da nova arma seria encomendada em 2005.

Estados Unidos

A Rússia vem procurando renovar seu arsenal nuclear depois que os Estados Unidos anunciaram planos para desenvolver um escudo anti-mísseis, em 2001.

O governo americano argumenta que esse escudo só teria capacidade de defender os EUA contra ataques dos chamados "países fora da lei", sem poder enfrentar o arsenal nuclear da era soviética na Rússia.

No entanto, desde então Putin vem dizendo que a Rússia também teria planos de desenvolver sistemas semelhantes.

Nesta quarta-feira, o presidente da Rússia também disse que percebia o terrorismo como a maior ameaça à segurança do país, mas que não se poderia esquecer da ameaça nuclear.

"Entendemos que no momento em que desviarmos nossas atenções de tais elementos de nossa defesa, como um escudo antimíssil, então vamos enfrentar novos desafios", disse Putin.

"É por isso que vamos continuar a desenvolver de forma persistente nossas forças armadas como um todo, incluindo seu potencial arsenal nuclear."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367674/visualizar/