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Avião a jato quebra recorde de velocidade
Um jato experimental não-tripulado construído pela Nasa, a agência espacial americana, rompeu nesta terça-feira o recorde de velocidade, voando a cerca de dez vezes a velocidade do som.
O avião X-43A – um tipo de supersônico chamado em inglês de “scramjet” – foi rebocado por um avião bombardeiro até uma altitude de 12 km, quando um foguete de impulso que o levou até uma altitude de 33,5 km sobre o Oceano Pacífico, na costa da Califórnia.
Foi então que o avião fez seu vôo de alguns segundos a aproximadamente 11,2 mil km/h, e depois caiu no mar, como o previsto.
O sistema de propulsão do jato do scramjet é diferente do de jatos convencionais, e vem sendo pesquisado para o possível uso também em foguetes e mísseis, além de aviões.
Vôos comerciais
Alguns analistas também acreditam que os scramjets possam ser usados um dia em vôos comerciais tripulados, diminuindo de forma significativa vôos de longa distância
Os scramjets atingem altas velocidades por meio da queima de hidrogênio, mas, ao contrário dos foguetes convencionais, eles não precisam carregar pesados tanques de oxigênio para permitir a combustão.
Eles retiram o oxigênio do ar, que é comprimido naturalmente pela própria velocidade da aeronave e sua forma inovadora.
A tecnologia permite uma maior capacidade de carga do avião a um custo menor.
O X-43 A, que media apenas 3,7 metros de comprimento, já havia batido o recorde de velocidade em um vôo em março, quando atingiu 6,83 vezes a velocidade do som.
O avião X-43A – um tipo de supersônico chamado em inglês de “scramjet” – foi rebocado por um avião bombardeiro até uma altitude de 12 km, quando um foguete de impulso que o levou até uma altitude de 33,5 km sobre o Oceano Pacífico, na costa da Califórnia.
Foi então que o avião fez seu vôo de alguns segundos a aproximadamente 11,2 mil km/h, e depois caiu no mar, como o previsto.
O sistema de propulsão do jato do scramjet é diferente do de jatos convencionais, e vem sendo pesquisado para o possível uso também em foguetes e mísseis, além de aviões.
Vôos comerciais
Alguns analistas também acreditam que os scramjets possam ser usados um dia em vôos comerciais tripulados, diminuindo de forma significativa vôos de longa distância
Os scramjets atingem altas velocidades por meio da queima de hidrogênio, mas, ao contrário dos foguetes convencionais, eles não precisam carregar pesados tanques de oxigênio para permitir a combustão.
Eles retiram o oxigênio do ar, que é comprimido naturalmente pela própria velocidade da aeronave e sua forma inovadora.
A tecnologia permite uma maior capacidade de carga do avião a um custo menor.
O X-43 A, que media apenas 3,7 metros de comprimento, já havia batido o recorde de velocidade em um vôo em março, quando atingiu 6,83 vezes a velocidade do som.
Fonte:
BBC Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367690/visualizar/
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