Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 17:02

    Imprimir


A fortuna do ex-ditador chileno Augusto Pinochet é de cerca de 13 milhões de dólares, segundo determinou a polícia como parte da investigação aberta depois do descobrimento de contas secretas nos Estados Unidos.

Segundo fontes do processo citadas pelo jornal eletrônico El Mostrador, a investigação foi feita por uma unidade especializada da polícia chilena, cujo relatório ressalta que esse dinheiro ainda tem origem desconhecida.

O processo pelas contas secretas que Pinochet manteve no Riggs Bank dos Estados Unidos está a cargo do juiz Sergio Muñoz desde julho, quando o Conselho de Defesa do Estado (Procuradoria) apresentou uma denúncia a respeito.

Posteriormente, somaram-se uma querela de dois advogados por fraude ao fisco e suborno e uma acusação do Serviço de Impostos Internos por fraude tributária.

O juiz Muñoz já interrogou Pinochet, sua esposa, seus filhos, alguns de seus netos e colaboradores sobre o assunto.

O avanço das investigações no Chile aumentam em cerca de cinco milhões de dólares a fortuna do ex-ditador (1973-1990), já que os primeiros relatórios sobre as contas secretas falavam de entre 4 e 8 milhões de dólares.

Os 13 milhões incluem também o patrimônio que está no nome da esposa de Pinochet, Lucía Hiriart, que chegaria a cerca de três milhões de dólares, segundo o relatório da polícia.

A soma, no entanto, se aproxima a que foi mencionada pelo testamenteiro e representante legal do ex-governante, Oscar Aitken, que disse, há dois meses, que Pinochet poderia justificar legalmente um patrimônio de cerca de 15 milhões de dólares.

Pinochet, que cumprirá 89 anos em 25 de novembro, enfrenta, além disso, uma investigação por sua eventual responsabilidade nos crimes da Operação Condor.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367697/visualizar/