Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 15:23

    Imprimir


Mato Grosso lidera pela terceira vez consecutiva o ranking de geradores de empregos formais no País.

Desde o início do Governo Blairo Maggi, janeiro de 2002, foram criados em Mato Grosso 60.824 novos empregos formais. Sendo que o maior número, 44.511, foi gerado entre os meses de janeiro e setembro de 2004 e durante o ano de 2003 foram 16.313 novos empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, que disponibiliza mensalmente a evolução do emprego por nível geográfico no País.

Segundo o Caged, o nível de emprego formal cresceu no País pelo nono mês consecutivo e Mato Grosso também lidera pelo terceiro mês consecutivo o ranking de geradores de empregos formais no Brasil. Considerando a evolução do emprego por nível geográfico, o Estado apresentou uma variação de 14,06%, enquanto que no Brasil esse índice ficou em 7,16%. Essa variação corresponde ao saldo proveniente do total de trabalhadores admitidos e demitidos no período de janeiro a setembro de 2004. O crescimento entre um período e outro foi de 1,76%.

Foram 44.511novos postos de trabalho. De janeiro a julho deste ano foram 39.542 empregos criados no Estado.

Em Mato Grosso, os setores que obtiveram melhor saldo de empregos gerados, de janeiro a setembro de 2004, foram a Agropecuária com 16.920 empregos criados (30,95% de variação), seguida pela Indústria de Transformação, com 9.184 empregos (14,07%), em terceiro está o Comércio, com saldo de 8.730 empregos (9,92%) e em quarto está o setor de Serviços, com 5.926 empregos criados neste período (6,68%).

No País constata-se que os setores que apresentaram melhores saldos foram a Indústria de Transformação, Serviços e Comércio.

SINE - O Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), empregou 16,9 mil pessoas de janeiro a início de novembro. O Sine é responsável pela intermediação entre o trabalhador e o empregador.

Segundo a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, Mato Grosso é um Estado em franca expansão, o que tem atraído gente de diversas partes do País. "O Governo tem procurado implementar políticas que estimulem e desenvolvam oportunidades de trabalho e emprego a estas pessoas. Mas nossa meta é atender prioritariamente os mato-grossenses, preenchendo as oportunidades de emprego surgidas com mão-de-obra daqui", disse a secretária, que também destacou a necessidade de investir mais em cursos de qualificação para o preenchimento destas vagas por mato-grossenses. "Em Mato Grosso falta mão-de-obra capacitada e sobra ofertas de empregos, principalmente no campo e na indústria de transformação", completou Terezinha Maggi.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367716/visualizar/