Repórter News - reporternews.com.br
Campanha Nacional alerta sobre câncer de mama
Semana nacional de incentivo à saúde da mama inicia no dia 16 de novembro.
A Sociedade Brasileira de Mastologia fará uma campanha educativa a partir desta terça-feira (16.11), alertando a mulher sobre o incentivo à saúde, com a prevenção do câncer de mama. No dia 16 de novembro. A campanha terá duração até o dia 20 de novembro, considerada a semana nacional de incentivo à saúde da mama. Em Mato Grosso, várias ações serão desencadeadas com o mesmo propósito da campanha nacional e serão desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Mato Grosso e Secretaria de Estado de Saúde.
A Campanha de Conscientização utilizará o slogan "Você tem a melhor arma contra o câncer de mama, a Prevenção". "O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Vamos alertar nesta época de campanha que é de informação e de sensibilização sobre a mama sadia e da importância do auto-exame", disse o médico Aguiar Farina, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia de Mato Grosso.
Segundo o secretário adjunto de Saúde, Antônio Augusto de Carvalho, a Secretaria de Estado de Saúde, participa da campanha nacional e segue a mesma linha de ação. "Vamos estar neste período de campanha nas principais praças da Capital e interior, instruindo as mulheres sobre a importância do auto-exame e como fazê-lo. Estaremos também nos lugares onde o Estado está presente com oferta de serviços como no Ganha Tempo, no Centro de Reabilitação, e ainda visitando as Secretarias de Estado, entre outras ações", disse Carvalho, afirmando ainda que a principal orientação é para a prevenção e realização do auto-exame e o exame clínico de mamas.
Carvalho explica que o Instituto Nacional de Câncer recomenda que o Exame Clínico das Mamas (ECM) seja realizado a cada três anos pelas mulheres com menos de 35 anos, a cada dois anos pelas mulheres entre 35 e 39 anos e anualmente pelas mulheres entre 40 e 49 anos. As mulheres na faixa etária entre 50 e 70 anos devem submeter-se ao exame anual ou semestralmente, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.
O médico Aguiar Farina disse que não basta somente conscientizar a população feminina sobre a doença, é necessário também sensibilizar a classe médica, uma vez que são os médicos que estão no dia-a-dia atendendo a população. "O problema do câncer de mama muitas vezes passa desapercebido. Vamos buscar o apoio da classe médica sobre o problema", disse.
"Neste sentido um primeiro passo será dado, na capacitação de médicos", informou Aguiar Farina. A Regional de Mato Grosso estará promovendo entre os dias 18 a 20 de novembro, no auditório da Unimed, curso básico de doenças da mama, para cerca de 120 médicos que atuam na Baixada Cuiabana. "A finalidade é tornar estes médicos os multiplicadores e sensibilizadores de doenças mamárias. É também a missão deles estar passando informações sobre os riscos da doença as pacientes mulheres", comenta.
A Campanha Nacional terá como modelo a artista Maetê Proença. A peça publicitária pretende alertar a mulher para a gravidade das doenças de mama e conscientizá-las sobre a importância da realização do auto-exame, como uma primeira ação de prevenção.
A Sociedade Brasileira de Mastologia fará uma campanha educativa a partir desta terça-feira (16.11), alertando a mulher sobre o incentivo à saúde, com a prevenção do câncer de mama. No dia 16 de novembro. A campanha terá duração até o dia 20 de novembro, considerada a semana nacional de incentivo à saúde da mama. Em Mato Grosso, várias ações serão desencadeadas com o mesmo propósito da campanha nacional e serão desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Mato Grosso e Secretaria de Estado de Saúde.
A Campanha de Conscientização utilizará o slogan "Você tem a melhor arma contra o câncer de mama, a Prevenção". "O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Vamos alertar nesta época de campanha que é de informação e de sensibilização sobre a mama sadia e da importância do auto-exame", disse o médico Aguiar Farina, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia de Mato Grosso.
Segundo o secretário adjunto de Saúde, Antônio Augusto de Carvalho, a Secretaria de Estado de Saúde, participa da campanha nacional e segue a mesma linha de ação. "Vamos estar neste período de campanha nas principais praças da Capital e interior, instruindo as mulheres sobre a importância do auto-exame e como fazê-lo. Estaremos também nos lugares onde o Estado está presente com oferta de serviços como no Ganha Tempo, no Centro de Reabilitação, e ainda visitando as Secretarias de Estado, entre outras ações", disse Carvalho, afirmando ainda que a principal orientação é para a prevenção e realização do auto-exame e o exame clínico de mamas.
Carvalho explica que o Instituto Nacional de Câncer recomenda que o Exame Clínico das Mamas (ECM) seja realizado a cada três anos pelas mulheres com menos de 35 anos, a cada dois anos pelas mulheres entre 35 e 39 anos e anualmente pelas mulheres entre 40 e 49 anos. As mulheres na faixa etária entre 50 e 70 anos devem submeter-se ao exame anual ou semestralmente, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.
O médico Aguiar Farina disse que não basta somente conscientizar a população feminina sobre a doença, é necessário também sensibilizar a classe médica, uma vez que são os médicos que estão no dia-a-dia atendendo a população. "O problema do câncer de mama muitas vezes passa desapercebido. Vamos buscar o apoio da classe médica sobre o problema", disse.
"Neste sentido um primeiro passo será dado, na capacitação de médicos", informou Aguiar Farina. A Regional de Mato Grosso estará promovendo entre os dias 18 a 20 de novembro, no auditório da Unimed, curso básico de doenças da mama, para cerca de 120 médicos que atuam na Baixada Cuiabana. "A finalidade é tornar estes médicos os multiplicadores e sensibilizadores de doenças mamárias. É também a missão deles estar passando informações sobre os riscos da doença as pacientes mulheres", comenta.
A Campanha Nacional terá como modelo a artista Maetê Proença. A peça publicitária pretende alertar a mulher para a gravidade das doenças de mama e conscientizá-las sobre a importância da realização do auto-exame, como uma primeira ação de prevenção.
Fonte:
Ses-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367827/visualizar/
Comentários