Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 12 de Novembro de 2004 às 09:37

    Imprimir


O ciclone extratropical está se organizando ao longo desta sexta-feira junto à costa gaúcha. A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo informou que a atuação do ciclone no litoral do Rio Grande do Sul provocou vento forte nesta noite e madrugada e deve manter os ventos no decorrer desta sexta-feira no sul e leste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre e a Serra.

Conforme a Rede de Estações de Climatologia, as rajadas de vento mais fortes vão ocorrer justamente junto à faixa litorânea, onde a velocidade do vento nas praias pode variar de 70 a 100 km/h ou mais em alguns momentos. Já em mar aberto o vento deve superar os 100 km/h. O mar vai estar extremamente agitado ao longo de toda a orla gaúcha, com ondas de 4 a 7 metros de altura, o que pode provocar ressaca hoje e durante o final de semana.

As condições de navegação serão extremamente perigosas pelo menos até o final do sábado, desde já se exortando às embarcações que permaneçam atentas aos informes da Marinha do Brasil antes de retornar ao mar. A navegação não é recomendada também na Lagoa dos Patos, que deve ter vento forte e águas agitadas ao longo desta sexta-feira.

Nesta madrugada e manhã, Porto Alegre e região metropolitana registraram vento forte com rajadas de 50 a 70 km/h. O toldo de plástico da 50ª Feira do Livro da cidade foi destruído pelo vento. Técnicos da organização já estão fazendo ajustes na estrutura.

Segundo a Companhia de Energia Elétrica do Estado (CEEE), há bairros das cidades de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e do litoral sem energia elétrica. Os alimentadores na capital ficaram desligados nesta madrugada. Um deles caiu sobre um carro na rua João Caetano. Ninguém ficou ferido.

As áreas vizinhas ao Lago Guaíba e extremo norte da Lagoa dos Patos podem registrar rajadas de 70 a 90 km/h.

Fenômeno se dispersa no sábado

O ciclone se distanciará do nosso litoral neste sábado, mas ainda deixará o mar agitado e provocará vento moderado a ocasionalmente forte nas praias (40 a 70 km/h).

O ingresso de ar seco e frio deverá melhora o tempo em todo o Estado hoje à noite. Espera-se temperaturas muito baixas no amanhecer tanto deste sábado como no de domingo no Rio Grande do Sul, possivelmente com mínimas abaixo dos 10°C na Grande Porto Alegre e inferiores aos 5°C nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense, onde há uma pequena chance de formação de geada.

Ciclones extratropicais são comuns no Atlântico Sul. Porém, dificilmente os mais intensos costumam se desenvolver em latitudes médias como a do Rio Grande do Sul.

O ciclone atual não se compara ao furacão Catarina, já que são fenômenos com origem, estrutura e características diferentes. Enquanto o Catarina foi um furacão, ou seja, um ciclone de natureza tropical e um evento único até hoje no Atlântico Sul, o fenômeno de agora é corriqueiro no clima gaúcho e de natureza extratropical.

Chuva e temporais

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo considera que não existem condições favoráveis à ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul.

A chuva cessa hoje na maioria das regiões gaúchas. Entretanto a circulação de umidade a partir do ciclone extratropical na costa ainda provoca chuva e garoa, especialmente no sul e leste do Estado nesta sexta-feira.

Na maioria dos locais as precipitações serão de fraca intensidade, mas como é comum num cenário ciclônico é possível que ocorram fortes pancadas de chuva em pontos muito localizados, o que pode vir inclusive na forma de enxurradas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário