Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Novembro de 2004 às 09:29

    Imprimir


O líder palestino Yasser Arafat, que morreu na madrugada de ontem em Paris, recebe honras de Chefe de Estado em seu funeral. Representantes de mais de 70 países compareceram a primeira parte da cerimônia, que começou às 6h da manhã de hoje na cidade do Cairo, no Egito.

Marcado por honras militares, na presença de vários chefes de Estado e de Governo, além de ministros do mundo inteiro, a cerimônia contou com um amplo esquema de segurança e rígido protocolo. O corpo foi velado na mesquita de Al-Jala, perto do Aeroporto Internacional da cidade, em uma área fechada.

O xeque de Al-Azhar, Mohamed Sayed Tantawi, uma das maiores autoridades do Islã sunita, leu vários trechos do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, diante do féretro, que estava envolto com uma bandeira palestina. Diversas autoridades mundiais, entre elas, o chanceler britânico, Jack Straw, o secretário-assistente de Estado dos EUA, Williams Burns, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Joschka Fischer, e o ministro da Casa Civil do Brasil, José Dirceu, assistiram ao funeral.

O féretro do líder palestino foi tirado da mesquita em um armão puxado por seis cavalos negros e escoltado pela guarda cerimonial do exército egípcio. O ataúde foi levado nos ombros de uma unidade da Guarda Nacional egípcia, depois da breve cerimônia religiosa. Da mesquita, o corpo foi transferido para o aeroporto militar de Almaza. Ali, o caixão foi embarcado em um avião, que o levará até Amã. Da capital jordaniana o corpo segue de helicóptero para Ramalá, na Cisjordânia.

Enterro em Ramalá

O helicóptero que levará o corpo de Yasser Arafat aterrissará hoje, às 9h20 (horário de Brasília), na Mukata de Ramalá, onde acontecerá o enterro. Segundo Hassan Abu Libdeh, porta-voz do escritório do primeiro-ministro palestino, Ahmed Qorei, o corpo de Arafat ficará no salão onde o líder palestino costumava reunir-se com seu Governo. Ali, personalidades palestinas e estrangeiras poderão observar pela última vez o rosto do líder palestino morto.

O enterro acontecerá pouco antes da oração da tarde, às 15h (11h de Brasília). O corpo de Arafat, envolto em uma bandeira palestina, dentro de um caixão, será enterrado em um mausoléu revestido de mármore preto, entre quatro pinheiros. Durante três horas, o público poderá entrar no complexo da Mukata para dar um último adeus ao líder palestino.

Nos próximos três dias, o público poderá passar diante do túmulo de Arafat durante três horas pela manhã, e outras três horas pela tarde e à noite.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367884/visualizar/