Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Novembro de 2004 às 10:56

    Imprimir


Foram programadas inúmeras blitz educativas nas ruas da Capital e no interior do Estado.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) iniciou nesta quarta-feira (10.11), em todo Mato Grosso, uma intensa campanha pela habilitação dos motociclistas que ainda estão em situação irregular e não portam o documento necessário para a condução. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há obrigatoriedade de todo motociclista portar habilitação específica a esse modelo de veículo.

"Boa parte dos motociclistas no nosso Estado não possui habilitação específica e agora estamos desenvolvendo essa campanha", destacou a coordenadora da Assessoria de Educação para o Trânsito, Lucilene Vilela, que programou inúmeras blitz educativas nas ruas da Capital e no interior do Estado, por meio das Ciretrans. Segundo Lucilene as blitz são um dos meios de conscientização e educação ao motociclista que muitas vezes não sabe que há diferença em portes de habilitação.

No primeiro dia de campanha as blitz ocorreram nas ruas Coronel Escolástico, no centro, e na rua Tufic Afif, região do bairro Dom Aquino. Os locais e datas para a continuidade da campanha já estão definidos e estarão em lugares estratégicos e de muito movimento de motociclistas em Cuiabá e Várzea Grande.

Para Lucilene Vilela, o sucesso da realização da campanha se deve às parcerias com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e empresas concessionárias de revenda de motos de todo Estado, buscando esforço comum para a redução dos acidentes envolvendo motociclistas. "Para se ter uma idéia de como os motociclistas estão desorientados, basta dizer que as motos hoje chegam a trafegar pela faixa de balizamento no centro das pistas, isso além de perigoso e ilegal no trânsito" observa a técnica.

Também como parte da campanha pela habilitação, estão previstos treinamentos de pilotagem defensiva nas empresas que possuem motociclistas em seu quadro de funcionários. Os responsáveis pela preparação desses profissionais são técnicos da equipe Honda Mato Grosso, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. "Preparar os motociclistas para pilotar corretamente é educar para o trânsito e principalmente pela vida", finalizou Lucilene Vilela.




Fonte: Detran-MT/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367915/visualizar/