Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 19:57

    Imprimir


O chefe da oposição israelense, Shimon Peres, exortou nesta quarta-feira o primeiro-ministro Ariel Sharon a deixar de lado o "plano de desligamento" da Faixa de Gaza e negociar um acordo de paz abrangente com a nova direção palestina.

"O plano de desligamento unilateral é obsoleto. Hoje há um parceiro e há com quem falar", disse Peres em ato com ativistas do Partido Trabalhista em referência à nova liderança da Autoridade Nacional Palestina (ANP), liderada pelo primeiro-ministro Ahmed Qorei (Abu Alá) e pelo secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas (Abu Mazen).

"A sensação de que não há com quem falar acabou. Abu Alá e Abu Mazen são patriotas palestinos, negociadores duros, mas se opõem ao terrorismo e desejam a paz", afirmou.

Peres referia-se ao plano unilateral de evacuação da Faixa de Gaza e de quatro assentamentos no norte da Cisjordânia que Sharon quer implementar em 2005, com o argumento de que "não há com quem negociar do lado palestino".

A chamada de Peres segue-se a informações de fontes diplomáticas israelenses segundo as quais o país comunicará à nova direção palestina que deseja abrir uma nova etapa nas relações.

O presidente da ANP, Yasser Arafat, seguia hoje entre a vida e a morte em um hospital militar nas proximidades de Paris.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367947/visualizar/