Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 18:11

    Imprimir


Uma variedade de cebola resistente a altas temperaturas, desenvolvida por pesquisadores da Embrapa em Petrolina, no sertão do São Francisco, será lançada durante a 15ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), a ser aberta hoje à noite, no pavilhão do Centro de Convenções da Cidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado amanhã, para visitar os 350 estandes da exposição, que neste ano tem como novidade a abertura do mercado japonês para as exportações brasileiras de manga. A expectativa dos produtores é embarcar um milhão de caixas da fruta.

A nova cebola, que recebeu o nome de Alfa São Francisco, foi produzida a partir do melhoramento genético de outro cultivar, a variedade alfa tropical, desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, em 1998, para plantio nos estados do Sudeste, Nordeste e Centro Oeste do país.

O pesquisador Carlos Antônio Fernandes explicou que as altas temperaturas registradas no sertão, principalmente no segundo semestre do ano, limitavam o bom desempenho do plantio. Isso causava prejuízo aos produtores, em função da perda de competitividade do segmento agrícola, que movimenta R$ 65 milhões por ano e emprega 60 mil pessoas na região.

Outra vantagem da alfa São Francisco é a tolerância às pragas que atingem a cultura da cebola. Com isso, se reduz a quantidade de produtos agroquímicos e diminuem os impactos ambientais. Os pesquisadores também constataram que o potencial produtivo da nova variedade, registrado nos testes realizados em 11 pequenas propriedades, é o dobro de outros cultivares usados na região.

Fernandes informou que, para atender as exigências do mercado norte-americano e ampliar a participação no mercado internacional, os pesquisadores da Embrapa Semi-árido aceitaram um novo desafio: desenvolver um tipo de cebola doce.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367959/visualizar/