Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 10:17

    Imprimir


O plantio da soja está atrasado em Mato Grosso, maior produtor brasileiro do grão. Levantamento revela que, até a última segunda-feira apenas, 47% da área estimada para esta safra em Mato Grosso, cerca de 5,7 milhões de hectares (ha) foi semeada, enquanto no mesmo período do ano passado o índice chegava a 61%.

Na região Médio-Norte, o plantio já atingiu 68% da área total, frente a 76% na mesma época de 2003, no Sul 29%, e no Leste 19%, índices bastante semelhantes aos da última safra. O maior problema está no Oeste do Estado, onde estão localizadas as cidades de Sapezal, Campo Novo do Parecis e Campos de Júlio. As precipitações acontecem em pequenos volumes e de maneira bastante irregular na região. Com isso, o índice de plantio está em 47%, ou seja, 16 pontos percentuais a menos que os 63% registrados no ano passado.

Em Campos de Júlio, as precipitações acumularam 174 milímetros (mm) desde o início da safra 2004/05. Em 2003, havia chovido 418 mm - mais que o dobro - no município. O volume acumulado em outubro foi de apenas 64 mm, frente a 209 mm no mesmo mês do ano passado. Os mapas do Agritempo, serviço ligado ao Ministério da Agricultura, mostram que as condições de manejo de solo na região estão desfavoráveis ou, na melhor das hipóteses, razoáveis.

Por isso, produtores afirmam que, além do plantio estar atrasado, algumas áreas já semeadas poderão ter que ser replantadas caso não chova em bom volume durante esta semana. Sem contar que a falta de umidade favorece a ação de pragas como a lagarta elasmo, que não prejudica as lavouras quando chove em níveis normais.

Chuvas - As previsões para os próximos dias não são muito otimistas. Segundo o Climatempo, devido ao calor e ao ar abafado, poderão ocorrer apenas as tradicionais pancadas de chuva em pontos isolados até sexta-feira. Mas o que as lavouras precisam, mesmo, é de precipitações mais contínuas e bem distribuídas do que as registradas ultimamente na região.

Para a maior parte do Médio-Norte mato-grossense, o Agritempo indica condições favoráveis de manejo de solo. Em Nova Mutum, onde a situação era preocupante há alguns dias, as chuvas recentes tranqüilizaram os produtores. Em Sorriso, choveu 411 mm desde o começo do plantio, em meados de setembro. Apesar das chuvas estarem irregulares e esparsas também nessa região, a precipitação acumulada é bastante semelhante à de 2003 (419 mm).




Fonte: AgRural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368013/visualizar/