Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 09:54

    Imprimir


Depois de anos de trabalho e desenvolvimento e do recente período de testes, a Fundação Mozilla finalmente lançou a versão 1.0 do navegador Firefox. O novíssimo navegador concretiza uma nova alternativa ao Internet Explorer da Microsoft, que domina o mercado apesar da competência de outros como Opera e Netscape.

As previsões são de que o browser chegue a pelo menos 10% do mercado durante o próximo ano. A última versão beta ultrapassou os 8 milhões de downloads. Gratuito, o Firefox 1.0 está disponível para Windows, Mac OS X e Linux i686.

Ele inclui uma ferramenta que bloqueia pop-us, uma barra de busca e a possibilidade de abrir vários sites em uma mesma janela (navegação por abas). Existem hoje mais de cem extensões disponíveis para o Firefox.

A função de importação facilita muito trocar de navegador padrão (por exemplo, sair do IE) transferindo os favoritos, os cookies, códigos e outras preferências pessoais.

No site da Fundação Mozilla, a página principal do Firefox cita manchetes do USA Today e da Forbes Magazine que dizem, respectivamente: "Tenha cuidado com spywares - se puder, use o navegador Firefox" e "Muito melhor que o Internet Explorer". As informações são do site DiarioTI.com.

De acordo com a Fundação Mozilla, a versão final do Firefox 1.0 atrairá mais usuários, tirando clientes do Internet Explorer. "Projetos de fontes livres possuem uma qualidade muito maior", disse o diretor de engenharia da Fundação Mozilla, Chris Hofmann. "São os engenheiros que criam o software que dizem quando ele está pronto", completou ele em entrevista à Reuters.

Frente à competição com o Firefox, a participação da Microsoft no mercado de browsers caiu de 95,5% para 92,9% em junho, como mostram os dados divulgados pela WebSideStory. No mesmo período, a participação do Firefox cresceu de 3,5% para 6%.

Críticos do Internet Explorer argumentam que a Microsoft parou de fazer inovações em seu navegador após obter o controle do mercado. A empresa alega que focará na melhora da segurança e numa grande atualização na próxima versão do Windows, o Longhorn, prevista para 2006.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368016/visualizar/