Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 17:41

    Imprimir


O índice de usuários de entorpecentes em Sinop (desde a pasta-base a drogas mais pesadas) tem afetado muito principalmente adolescentes que não possuem um padrão familiar bem moldado pelos pais desde cedo. Recursos como estes além de muitos outros ajudam os menores de idade a tornarem-se infratores, cometerem vários tipos de delitos, pois eles sabem que não podem ser julgados durante a menoridade e a consumirem vários tipos de entorpecentes que podem acarretar a morte ao usuário.

De acordo com o tenente PM Cleberson Rodrigues, em cada bairro existe um tipo de usuário. Isto acontece devido ao fato de em cada um destes lugares existirem pessoas de diferentes níveis e classes sociais. Muitas vezes para adquirir um produto desejado ou para satisfazer um desejo de consumo, eles costumam tornar-se verdadeiros cleptomaníacos. Muitos parentes ou amigos de usuários de drogas não costumam aceitar o envolvimento de alguém ao seu redor com entorpecentes, mas nem todos buscam tratamento ou auxílio adequado para o dependente se livrar.

A falta de uma moldagem familiar descente e proporcional pode levar uma criança ou adolescente a envolverem-se desde cedo em caminhos sem volta, que abrangem desde a entrada ao mundo obscuro do crime,o uso incontínuo de entorpecentes ao fundo do poço que se transforma a morte para os usuários.

O capitão Nivaldo José de Arruda afirmou que uma pessoa pode ser considerada usuária se ela for dependente do produto consumido por ela. As estatísticas, segundo ele, apontam de cada 10 jovens, 4 jovens experimentaram algum tipo de droga e 6 já usufruíram algo que muitos não consideram um tipo de droga, o álcool. Os principais entorpecentes que encabeçam o patamar das drogas mais utilizadas pelos pré-adolescentes (até 12 anos) e adolescentes (até 18 anos) são a maconha (em primeiro lugar), o lança perfume, a pasta base, a cocaína, as drogas injetáveis e de laboratórios, o êxtase (consumido principalmente pela classe média) e a mistura de drogas. Muitas pessoas deixam de denunciar os usuários com medo do que podem acontecer futuramente com este delator. Isso gera entre a população à lei do silêncio, pois muitos têm medo de pagar não somente com a própria vida, mas também com a de quem estiver ao seu redor. Se o réu for primário, ele pode responder por seus crimes em liberdade. Em Sinop há uma grande falta de serviços de proteção às provas como médicos legistas e peritos. O principal serviço do Policial é algemar, prender a pessoa, apreender o produto utilizado ilegalmente e arrolar a testemunha.

O capitão ainda citou como exemplo que, quando aumenta o número desorganizado de moto-taxistas, cresce o índice de drogados, prostitutas, tráfico e uso de drogas, prostituição de menores e assalto a mão armada. Isso ocorre em muitas vezes devido à falta de Polícia Federal em Sinop. Muitos dos transportes de entorpecentes são realizados através de motos (avião, quando a droga é transportada e ocultada em poucas quantidades dentro do corpo) ou através de contatos por telefone (conhecido por disque droga).




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368090/visualizar/