Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 16:33

    Imprimir


A aprovação, pela Assembléia Legislativa, da Lei que autorizou o Governo Estadual a criar o MT Laboratório abriu uma nova possibilidade para a política laboratorial de Mato Grosso. O MT Laboratório está se estruturando para oferecer aos usuários do SUS um serviço de alta qualidade. Com cerca de 160 servidores, entre enfermeiros, biomédicos, biólogos, farmacêuticos bioquímicos, médicos, auxiliares de laboratório e outros profissionais da Saúde, os serviços laboratoriais estão sendo atendidos em três frentes: Coordenadoria de Laboratório de Saúde Pública - Lacen, Coordenadoria de Análises Clínicas e Coordenadoria de Citopatologia.

A Coordenadoria de Laboratório de Saúde Pública (Lacen) atenderá às necessidades da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental. Atualmente são efetuados exames de HIV, Rubéola, Hepatites, Dengue, Tuberculose, Hanseníase, Chagas, análises de água e alimentos entre muitos outros.

A Coordenadoria de Análises Clínicas suprirá exames laboratoriais aos usuários do SUS que forem atendidos pelo Centro Estadual de Referencia de Média e Alta Complexidade (Cermac). Nesta coordenadoria serão realizados exames de sangue, urina, fezes, hemograma, glicemia etc.

A Coordenadoria de Citopatologia trabalhará com o apoio diagnóstico do câncer. É nesta Coordenadoria que serão realizados exames para diagnóstico do câncer de colo uterino, que quanto mais cedo detectado é tanto mais fácil de tratar, exames usados no diagnóstico do câncer bucal e biópsias.

Os exames de DNA são um caso especial do serviço laboratorial de Mato Grosso. Atualmente esse tipo de exame foi terceirizado pela Secretaria de Saúde devido à sua complexidade e necessidades especiais. E será atendido quando requisitado pela Defensoria Pública.

O fluxo seguido será o seguinte: a Defensoria Pública requisita o exame diretamente ao secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado. O secretário envia o processo ao MT Laboratório que agenda a data do exame com o Laboratório. Esse agendamento é, então, encaminhado ao juiz que solicitou o exame e esse magistrado é quem se incumbe de avisar aos solicitantes para que eles compareçam na data marcada para a coleta do exame.

Paralelo à criação do MT Laboratório surgiu o boato de que ele iria eliminar o Lacen, que coordenava todo o setor. O diretor do MT Laboratório, João Batista Calabresi Villa, descartou essa possibilidade. "A existência do Lacen é garantida por Lei Federal e ele continuará a existir em Mato Grosso. A criação do MT Laboratório vai fazer com que o Lacen cresça ainda mais e não visa diminuir sua importância", afirmou.

João Batista explicou que o MT Laboratório concentra o Lacen dentro de sua estrutura e que ele continua operacional. "Antes existia o Lacen dirigido por um diretor, um coordenador técnico e dividido em três gerencias. Hoje, além de sua estrutura própria, ele tem o apoio da estrutura macro do MT Laboratório, composta por uma diretoria geral, uma diretoria técnica, uma coordenadoria administrativa e duas gerencias a de informação e estatística e biossegurança e qualidade", disse.

O MT Laboratório "pretende continuar oferecendo aos usuários do SUS o melhor serviço laboratorial e sempre vai colocar novos serviços à disposição deles", prometeu João Batista. Entre esses serviços futuros está a realização dos exames PCR e Genotipagem para a hepatite C, um dos mais sofisticados do mercado, análise de resíduos de pesticidas em água e alimentos, teste do pezinho, Dosagens Hormonais e PSA.

"Também estaremos seguindo uma política de descentralização de atividades, iniciadas com o exame HIV e Dengue, seguindo a norma traçada pelo secretário Marcos Machado e o governador Blairo Maggi", lembrou João Batista.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368099/visualizar/