Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 15:52
Por: KAROLINE GARCIA

    Imprimir


Durante três dias, temas relacionados ao Direito e à sociedade serão discutidos no Centro de Eventos do Pantanal por representantes da segurança pública.

Cuiabá será sede do 1º Ciclo de Conferências da Polícia Judiciária Civil. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos da instituição em Mato Grosso e reunirá entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, especialistas na área de direito de todo o país. Com o tema "Direito e Sociedade", o Ciclo será a oportunidade da comunidade conhecer de perto as ações da PJC no Estado e de que forma podem contribuir para o bom desempenho de suas funções.

Durante os três dias de conferências, temas atuais e que envolvem a sociedade estarão em discussão. "Avaliamos que existe a necessidade de mostrar e discutir junto com a sociedade o encaminhamento dado aos trabalhos de investigação da polícia. É interessante que ela passe a conhecer o nosso modo de atuar", explica a delegada da Delegacia fazendária, Alana Darlene Cardoso, uma das coordenadoras do evento. A comissão organizadora do evento é formada por quatro delegados e ainda pelo Diretor da PJC, Romel Luiz dos Santos.

Entre os temas das palestras está "Prisão cautelar à luz dos Tribunais Superiores - Instrumento de atuação da Polícia Judiciária Civil", que terá como conferencista o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Hamilton Carvalhido. A delegada Alana explica que hoje encontra-se dificuldades em conseguir prisões temporárias e preventivas (cautelar) junto à Justiça. "É um problema que estamos enfrentando atualmente e será uma ótima oportunidade para mostrarmos que para o bom desenvolvimento do trabalho precisamos dessa garantia", pontua.

O Estatuto do Desarmamento e o reflexo na sociedade será debatido com a presença do Chefe do Serviço Nacional de Armas, o delegado federal Fernando Queiroz Segóvia. Outro tema que visa esclarecer a sociedade é "Os Crimes contra a Administração Pública, Incidência e Impacto no Estado", que será debatido pelo secretário de Fazenda do Estado, Waldir Júlio Teis, o representante do Detran, André Paiva Pinto, e pelo promotor de Justiça e secretário de Saúde do estado, Marcos Henrique Machado.

Aspectos que envolvem a segurança pública no todo serão abordados através de temas como "Políticas Integradas de Segurança Pública" e a "Implantação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) em Mato Grosso". O diretor da PJC considera que o Ciclo de Conferências é um passo importante para a instituição no ano em que se comemora seus 20 anos de polícia de carreira. "É um avanço hoje podermos sentar e discutir assuntos de grande repercussão e que envolvem tanto as polícias quanto a sociedade civil", avalia Romel.

O Ciclo é aberto a sociedade em geral e as inscrições podem ser feitas na sede da Diretoria da Polícia Judiciária Civil, situada na Avenida Coronel Escolástico, próximo ao Morro da Luz.

Os estudantes de Direito de todas as faculdades do estado, que participarem do evento, receberão um certificado emitido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, correspondente a 20 horas aula.

Mais informações: 613 5680/613 5673




Fonte: Secom-MT/PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368105/visualizar/