Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 11:14

    Imprimir


O estado de saúde de Yasser Arafat piorou e o seu coma ficou ainda mais profundo, de acordo com boletim médico divulgado nesta terça-feira pelo porta-voz do hospital militar onde o líder palestino está internado nos arredores de Paris.

De acordo com o porta-voz, o novo agravamento da saúde de Arafat é um desdobramento "significativo", mas o diagnóstico permanece incerto e não é possível determinar se o coma ainda é reversível.

O anúncio coincide com a chegada a Paris de uma delegação formada por três dos mais importantes dirigentes palestinos, que planejam visitar Arafat no hospital militar.

A delegação – que inclui o primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, e o vice de Arafat, Mahmoud Abbas – foi informada pelas autoridades francesas que será autorizada a ver o líder palestino.

Os dirigentes palestinos afirmam que as informações sobre a saúde de Arafat têm sido restringidos pela mulher do líder palestino, Suha Arafat, que acusou publicamente os políticos da cúpula palestina de tentar "enterrar Arafat vivo".

Negociação

Antes de visitar Arafat, a delegação palestina deve se reunir com o ministro francês das Relações Exteriores, Michel Barnier, e com o presidente da França, Jacques Chirac.

Em entrevista a uma emissora de televisão francesa, Barnier disse que é "natural" que a delegação palestina consiga ver Arafat, cujo estado de saúde foi descrito pelo ministro como "muito complexo, muito sério e, ao mesmo tempo, estável".

Até agora, os médicos não revelaram os detalhes do problema de saúde que, há 11 dias, provocou a internação do líder palestino, de 75 anos de idade.

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, o secretário de Estado americano, Colin Powell, disse que ficou "impressionado" com a forma como os dirigentes palestinos estão discutindo o futuro da Autoridade Palestina.

"Desde que ele (Arafat) foi para o hospital em Paris, fiquei impressionado com a maneira como os líderes nos territórios palestinos têm discutido entre si e como eles têm avançado", afirmou Powell.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368135/visualizar/