Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 10:28

    Imprimir


Acusações de grandes fraude na recente eleição presidencial dos EUA apareceram em vários sites e fóruns da internet depois da confirmação de alguns erros em favor do presidente George W. Bush na apuração de votos.

Uma das mais contundentes insinuações de fraude vem do estado da Flórida, que já no ano 2000 se tornou a principal fonte de conflito quando Bush ganhou no estado por pouco mais de quinhentos de votos do então candidato democrata, Al Gore.

Jeff Fisher, candidato democrata à Câmara de Representantes pelo 16o. distrito eleitoral da Flórida na eleição da terça-feira passada, afirma em seu site na internet que houve "manipulação eletrônica" e pede uma nova votação em nível nacional.

Como prova de suas alegações, Fisher reúne em seu site os resultados da eleição na Flórida, condado por condado.

Segundo Fisher, os dados mostram que os resultados nos grandes condados que utilizaram máquinas de votação baseadas em telas de toque e em scanners ópticos seguem o número de eleitores republicanos e democratas registrados.

Mas nos pequenos condados o resultado parece ter sido invertido.

Para Fisher, "os votos esperados normalmente seriam diferentes dos votos reais devido ao aumento de eleitores em um partido, o voto de independentes para republicanos ou democratas ou outros fatores".

"O que parece muito estranho nestes números é que o aumento em votos reais sobre votos esperados é muito mais alto para os republicanos do que para os democratas em condados que utilizam máquinas de scanner óptico, inclusive quando os condados menores são excluídos da análise", acrescenta.

Por exemplo, no condado Baker, onde havia 12.887 eleitores registrados, quase 70% democratas e 25% republicanos, o resultado final foi de 2.180 votos para Kerry e 7.738 para Bush.

Em Dixie, dos quase 9.700 eleitores registrados, 77,5% eram democratas e só 15% republicanos, mas só 1.959 pessoas votaram em Kerry, enquanto 4.433 votaram em Bush.

Thom Hartmann, ativista da Common Dreams, aponta a suposta fraude eleitoral em um artigo divulgado pelo site do cineasta Michael Moore.

O Blackboxvoting.org, outro grupo de ativistas, afirma em 2 de novembro houve uma grande fraude eleitoral "através de máquinas eletrônicas".

A organização acrescenta que se baseou "em evidências, documentos obtidos através de solicitações de registros públicos, informação privilegiada e outros dados indicativos da manipulação dos sistemas de voto eletrônicos. O que não sabemos é o alcance específico da fraude".

Uma das evidências nas quais a Blackboxvoting.org se baseia é a falha em uma das máquinas de votação de Ohio, o estado que finalmente deu a vitória a Bush sobre Kerry por pouco mais de 135 mil votos.

No condado Franklin desse estado, uma máquina acrescentou quase quatro mil votos a favor de Bush quando só 800 pessoas tinham votado nesse colégio eleitoral, erro que foi descoberto durante a apuração preliminar na noite de 2 de novembro.

Erros como este, somados à discrepância entre as pesquisas de boca-de-urna e os resultados finais da votação, aumentaram as suspeitas destes grupos sobre uma fraude a favor dos candidatos republicanos.

Segundo Hatmann, além disso, o sistema de apuração pode ser facilmente manipulado por um hacker, já que as bases de dados onde se acumulam os resultados das votações em cada condado estão em computadores normais com sistemas operacionais Windows.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368147/visualizar/