Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 08 de Novembro de 2004 às 10:14

    Imprimir


O setor de aviação agrícola cresceu muito nos últimos anos na região Norte de Mato Grosso. Um dos exemplos do progresso no setor é o município de Sorriso, considerado o campeão brasileiro na produção de soja. Cerca de 10 empresas atuam no mercado aero-agrícola hoje, efetuando aplicações de defensivos e outros produtos agrícolas. Pedro Paulo Formel é gerente de uma das mais antigas empresas de aviação do município. Segundo ele, a empresa, formada por 5 irmãos -todos pilotos- está em atividade no município há 22 anos.

A procura, segundo ele, já foi maior. Hoje, muitos produtores optam por tratores uniportes, para fazer a aplicação. O empresário defende a aplicação por aeronaves: "É mais vantajoso para o produtor porque não amassa a soja. A quantidade de soja que é amassada pelos tratores dá para pagar duas aplicações aéreas", afirmou.

A maior dificuldade que o setor encontra é o preço alto do combustível. A gasolina aeronáutica está custando em torno de R$4,5 o litro. Cada aeronave gasta cerca de 70 litros por hora. Cada aplicação agrícola leva de 20 a 30 minutos. O custo, segundo Formel, varia de acordo com o produto e com a área a ser pulverizada.

Os meses de maior movimentação nas empresas de aviação agrícola são janeiro e fevereiro. "As aplicações vão de novembro a março, mas o pico mesmo é em janeiro e fevereiro" explicou o empresário. Segundo ele, atualmente os grandes produtores também procuram investir em aeronaves próprias.

"Outra dificuldade que enfrentamos é a falta de pilotos experientes. Muitas vezes, se contratamos um piloto inexperiente, que não conhece a região, ele acaba gastando mais tempo nas aplicações e gerando mais despesas", acrescentou. A manutenção das aeronaves é feita por uma empresa da região Norte. "Hoje está bem mais fácil do que quando começamos, pois qualquer conserto tinha que ser feito em Cuiabá. Só lamentamos a falta de financiamentos por parte das instituições bancárias, que poderia facilitar a compra de novos esquipamentos", concluiu.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368200/visualizar/