Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 03 de Novembro de 2004 às 14:12

    Imprimir


Com a aquisição da Zséries 890 da IBM, o Cepromat aumentou quase seis vezes a capacidade de armazenamento de dados.

A central de serviços onde ocorre o processamento e armazenamento de dados do Governo Estadual (Data Center) está mais moderna e segura. O Cepromat adquiriu uma Zséries 890 da IBM, com um disco de 6 mil gigabytes (6 tera), a primeira do tipo na América Latina. A migração das informações dos antigos equipamentos para a nova máquina foi concluída nesta quarta-feira (03/11).

Segundo o diretor-presidente do Cepromat, Adriano Niehues, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 6 milhões na modernização do sistema. Os novos equipamentos chegaram em agosto passado. Houve uma preparação dos funcionários e melhorias na estrutura física para que a nova máquina entrasse em operação.

Até então, o Órgão operava com um equipamento da IBM cedido por meio de comodato, com capacidade de 1,2 mil gigabytes. "Resolvemos um grande problema, agora temos capacidade para o armazenamento de dados de todo o Estado", afirmou Niehues.

A troca do roteador central proporcionou o aumento da disponibilidade e da segurança da infovia, a rede de infra-estrutura tecnológica e de informação utilizada para interligar, conectar, processar, controlar e compatibilizar serviços do Governo.

Com a reformulação do Data Center, o acesso ao local onde ficam os principais equipamentos só é permitido por meio de um cartão e do processo de biometria (análise da impressão digital feita por equipamento eletrônico). "Esse local é como se fosse um cofre do Governo, temos equipamentos e informações valiosos lá", explicou o diretor-técnico Luciano Bigatão.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368329/visualizar/