Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Novembro de 2004 às 08:52

    Imprimir


O Dia de Finados atraiu aproximadamente 12 mil pessoas nos cemitérios da cidade, segundo estimativa dos organizadores. Durante todo o dia de ontem, uma multidão percorreu os três cemitérios da cidade, para homenagear os parentes e amigos já falecidos. O cemitério mais visitado foi o Jardim da Paz, os organizadores estimam que mais de nove mil pessoas passaram pelo local.

O horário com maior concentração de pessoas foi no período da manhã. “Optei por vir de manhã, porque o clima está mais ameno. E também porque assim tenho a oportunidade de assistir à missa”, contou Gisele Farias da Silva, que todos os anos vai até o cemitério para rezar pelos parentes que já morreram.

Nos três cemitérios da cidade foram rezadas missas pelo Dia de Finados. “Essas missas são uma iniciativa da igreja para prestar uma homenagem aos fiéis falecidos. Como diz a Bíblia, ´é bom e salutar rezar pelos mortos´ por isso estamos realizando essas missas, para salientar nossos sentimentos a todas as famílias que recordam neste dia de seus parentes e amigos já falecidos”, destacou o Frei Eliseu Aiolfi, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangará da Serra.

Segundo o Frei, durante as missas foram lançadas listas para que as pessoas assinassem os nomes das pessoas falecidas, que marcaram a vida da comunidade e de suas famílias. “As pessoas querem prestar homenagens e essas listas é uma forma de homenagear a todos os fiéis falecidos”, contou.

Logo após a missa no cemitério Jardim da Paz, às nove horas da manhã, uma chuva de pétalas cobriu o céu do cemitério. A homenagem foi uma parceria entre algumas floriculturas da cidade, Viação Rondon e a UNIVIDA Santa Cruz, esta responsável pela manutenção do cemitério.

Além da igreja católica, representantes de outras religiões também participaram das homenagens aos falecidos. A Igreja Adventista do Sétimo Dia estava entregando mensagens de conforto para os visitantes dos cemitérios.

Comércio: Muitas pessoas aproveitaram a data para aumentar a renda familiar. Na porta dos cemitérios, as pessoas podiam comprar desde velas, flores, arranjos e até mesmo alimentos. “Todos os anos, aproveito a data para aumentar o orçamento. A gente sempre tem um ótimo retorno. No final do dia, a gente volta quase sem nada. As pessoas querem prestar uma última homenagem aos mortos e a forma de fazer isso é acendendo uma vela e deixando uma flor no túmulo”, comentou a dona de uma floricultura da cidade, Maria Dolores, que afirmou que a maioria das pessoas deixam para comprar as velas e flores, sempre na porta do cemitério.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368394/visualizar/