Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Outubro de 2004 às 07:28

    Imprimir


Dos 6.700 pescadores profissionais de Mato Grosso, 4.600 têm direito a receber o seguro-desemprego durante o período da piracema. De acordo com o presidente da Federação de Pescadores, Lindemberg Gomes, o Ministério do Trabalho, por meio da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego (DRTE), começa a preencher os requerimentos a partir da próxima quinta-feira.

Pago pelo governo federal, o seguro é um benefício temporário concedido ao pescador profissional que exerça sua atividade de forma artesanal e que tem suas atividades paralisadas no período de defeso. Os beneficiados recebem a cada mês o equivalente a um salário mínimo (R$ 260).

Tem direito ao benefício o pescador que apresentar atestado da colônia de pescadores a que esteja filiado ou do órgão do Ibama, que vive exclusivamente do ofício e comprovar ter-se dedicado à pesca em caráter ininterrupto entre o período de defeso anterior e o atual, entre outros requisitos.

De posse de toda a documentação necessária, o pescador deve procurar um posto da DRTE e preencher o requerimento próprio do seguro-desemprego. “Nesse período o seguro é única forma de sustento dos pescadores”, comentou.

Por isso, Lima destaca a importância do seguro ser liberado nos dias previstos. Conforme ele, o governo federal começa a liberar o pagamento no dia 5 de dezembro.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368986/visualizar/