Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 05 de Novembro de 2012 às 18:45

    Imprimir


A mãe que denunciou a filha por pedir ajuda pelo celular para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo, em Sorocaba (SP), disse nesta segunda-feira que não se arrepende. "Eu não queria, de forma alguma, prejudicar a minha filha, mas eu não acho certo o que ela fez", justificou.

Durante mais de uma hora, Maria Lúcia Diniz Abdalla e a filha trocaram mensagens enquanto a garota fazia a prova. Embora tivesse feito menção de ajudá-la, a mãe procurou os responsáveis pela aplicação do exame e alertou sobre a irregularidade cometida pela filha. A garota de 17 anos, que fazia a prova como treineira, foi localizada e eliminada.

A mãe acredita que a falha maior foi da organização que permitiu a entrada da filha com o celular na classe. "Minha filha não estava concorrendo para valer, mas outras pessoas podem ter usado o mesmo expediente para se favorecer em prejuízo dos demais concorrentes." Ela contou que outra filha fez a prova do Enem, não usou o celular e poderia ser prejudicada. Enquanto falava com a filha treineira, Maria Lúcia decidiu ir até o local da prova, na Universidade de Sorocaba, para alertar os fiscais.

A estudante fez o primeiro contato com a mãe, por meio de mensagem ao celular, às 14h11. Ela passou um endereço de internet citado numa das questões de português e pediu à mãe que fizesse o acesso para ajudá-la na resposta. Também perguntou o significado de mediana, em matemática, e citou o tema da redação.

Num dos trechos da conversa virtual, que seguiu até as 15h06, a mãe afirma: "Vou te ajudar a conseguir uma nota boa". A filha responde: "Vou mandar o site de port (português) e o começo da pergunta". A seguir, a jovem posta: "Arquipélagos pt a pintura e o poema." A mãe responde: "A tia cris vai te ajudar, fique aí".

A organização do Enem informou que os candidatos eram orientados a depositar aparelhos eletrônicos em sacos plásticos que eram lacrados e guardados sob a carteira, podendo ser resgatados somente ao término da prova. Após a denúncia da mãe, um rastreador foi utilizado para localizar o equipamento ativo. Os organizadores não explicaram como a garota conseguiu ficar mais de uma hora com o celular em uso.

Representantes do Ministério da Educação informaram que eventuais falhas na fiscalização serão apuradas.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, o candidato resolveu no sábado, dia 3 de novembro, questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, dia 4, foi a vez dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação. O gabarito oficial tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Correção comentada
Confira abaixo a correção completa das provas do Enem 2012, realizada pelo Terra em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino:
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36909/visualizar/