Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 20:37

    Imprimir


Novas cédulas serão enviadas para um dos condados mais populosos da Flórida para substituir as milhares que sumiram no início desta semana, informou uma autoridade na quinta-feira. As cédulas eram destinadas aos eleitores que votariam por correio. Numa repetição dos problemas que atrapalharam a eleição presidencial de 2000, autoridades no disputado condado de Broward disseram esta semana que cerca de 60.000 cédulas enviadas pelo correio entre 7 e 8 de outubro não chegaram na casa dos destinatários.

Até quinta-feira, quando investigadores do Serviço Postal dos EUA caçavam as cédulas desaparecidas, milhares foram encontradas no correio, mas muitas outras ainda estavam sumidas.

"Nós vamos enviar novas cédulas. Estamos tentando descobrir quantas e qual o melhor modo de fazê-las chegar aos eleitores", disse Gisela Salas, vice-supervisora de eleições de Broward.

A supervisora de eleições Brenda Snipes disse ao jornal Sun-Sentinel, da Flórida, que esperava ter que substituir menos de 20.000 das 58.000 cédulas originais que sumiram. O condado tem mais de um milhão de eleitores registrados.

Em 2000, a disputa na Flórida, que acabou por decidir a corrida presidencial, foi tão acirrada que provocou cinco semanas de processos, recontagens e acusações de fraude.

O presidente George W. Bush acabou vencendo na Flórida e, consequentemente, ganhando a corrida para a Casa Branca, quando a Corte Suprema dos EUA suspendeu as recontagens, enfurecendo democratas que acreditavam que seu candidato Al Gore havia ganhado o voto popular no Estado.

As autoridades eleitorais de Broward garantiram aos eleitores que eles ainda poderiam depositar seus votos, mesmo se as cédulas que eles haviam pedido não aparecessem. Para isso, basta que eles sigam para as zonas eleitorais que estarão abertas nos dias que antecedem o pleito de terça-feira.

Os mesários terão como fazer checagens nos computadores para determinar se os eleitores já enviaram suas cédulas, disseram as autoridades.

No dia da eleição, quem pediu cédulas para votar por correio mas não conseguiu recebê-las ainda poderá votar, embora com um pouco de atraso nas zonas eleitorais, já que os mesários terão que fazer ligações para checar com as sedes eleitorais para determinar a elegibilidade de um eleitor, disse Salas.

O condado de Broward, que inclui Fort Lauderdale, tem o segundo maior número de eleitores registrados da Flórida, atrás apenas do condado de Miami-Dade, e é um dos que mais apresentam democratas no Estado.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369286/visualizar/