Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 15:11
Por: Paco González Paz

    Imprimir


Um seleto grupo de pessoas violou as leis da lógica ao demonstrar que é possível juntar imensas fortunas mesmo após a morte.

Entre elas, está o "Rei do Rock", Elvis Presley, que arrecada 40 milhões de dólares ao ano através da empresa fundada para administrar sua imagem, a Elvis Presley Enterprise, cuja beneficiária é sua filha, Lisa Marie Presley.

A receita desta empresa não vem tanto das canções de Elvis, já que os direitos foram vendidos à Sony por cinco milhões de dólares, mas da venda de produtos ligados ao artista e das visitas a sua mansão de "Graceland" (Tennesse).

Segundo a revista Forbes, o "Rei do Rock" encabeça a lista dos 20 mortos mais ricos, pessoas que viram sua fortuna crescer do outro mundo, para alegria de seus herdeiros.

O segundo lugar é ocupado pelo cartunista Charles M. Schulz, falecido há quatro anos, criador de um dos personagens mais reproduzidos do mundo: o cachorro Snoopy.

O cão das historinhas "Peanuts" é imagem constante na publicidade da seguradora Metlife, nos anúncios da Pepsi, nas lojas Wal-Mart e H&M, além dos cartões da Hallmark.

Como resultado, o cartunista - ou melhor, seus herdeiros - ficam 35 milhões de dólares mais ricos anualmente.

O império de "Peanuts", segundo a Forbes, continua sendo um negócio familiar, já que os herdeiros de Schulz revisam e aprovam cada um dos projetos. O próximo é a celebração do 40º aniversário do desenho "A Charlie Brown Christmas", em 2005.

O terceiro lugar fica com o escritor J.R.R. Tolkien, falecido em 1973, que retornou ao primeiro plano com os filmes da trilogia "O senhor dos Anéis", que lhe garantiram uma renda de cerca de 3 bilhões de dólares.

Os herdeiros do escritor receberam uma parte deste dinheiro e do correspondente à posterior venda em vídeo, mas, por uma falta de habilidade nos negócios, perderam a oportunidade de lucrar com a comercialização de produtos, que gerou cerca de 700 milhões de dólares adicionais.

A maior parte da renda dos artistas falecidos procede da reprodução de suas obras, especialmente se são escritores ou músicos, como é o caso do ex-Beatle John Lennon, compositor de algumas das canções mais ouvidas da história.

Lennon, com 21 milhões de dólares de renda anual, ocupa a quarta posição no ranking da "Forbes", seguido de Theodor "Dr Seuss" Geisel, autor de livros infantis que inspiraram filmes como "O Gato".

Em outros casos, a renda procede da comercialização da imagem do artista, especialmente nos casos de Marilyn Monroe e James Dean, dois atores de curta carreira, mas que, décadas após sua morte, continuam protagonizando campanhas de publicidade.

A seguinte tabela mostra a lista dos 20 artistas mortos com maiores rendas anuais (em milhões de dólares):

POSTO NOME ATIVIDADE RENDA

—— ——— ————— ————-

1 Elvis Presley músico 40

2 Charles M. Schulz desenhista 35

3 J.R.R. Tolkien escritor 23

4 John Lennon músico 21

5 Theodor "Dr. Seuss" Geisel escritor 18

6 Marilyn Monroe atriz 8

7 George Harrison músico 7

8 Irving Berlim compositor 7

9 Bob Marley músico 7

10 Richard Rodgers compositor 6,5

11 George e Ira Gershwin compositores 6

12 Jimi Hendrix músico 6

13 A.Lerner e F.Loewe compositores 6

14 Cole Porter compositor 6

15 James Dean ator 5

16 Dale Earnhardt Sr. piloto 5

17 Jerry Garcia músico 5

18 Freddie Mercury músico 5

19 Tupac Shakur músico 5

20 Frank Sinatra músico 5




Fonte: Forbes

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369332/visualizar/