Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 12:52

    Imprimir


O implantação do Serviço de Antendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi aprovado em primeira votação pela Assembléia Legislativa. A matéria foi analisada em regime de urgência pelas comissões permanentes da Assembléia.

O serviço será responsável pela organização de uma rede de atenção integral à saúde para atendimento das urgências e racionalização do fluxo de pacientes, desde a atenção básica até a de alta complexidade.

Segundo o governador Blairo Maggi, o Samu terá forte potencial ordenador da assistência e será uma forma de responder a todas as necessidades de urgência no atendimento domiciliar, no local de trabalho, em vias públicas ou onde o paciente vier a precisar do SUS.

O pedido para implantação do Samu foi feito pelo governador Blairo Maggi, por meio de projeto de lei.

Governo Federal

O Samu foi criado originalmente pelo Governo Federal, através da Portaria nº 1.863/GM (29.09.2003), que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências para implantação em todos os Estados e no Distrito Federal. Para a medida, foi levado em conta "o quadro brasileiro de morbimortalidade relativo a todas urgências, inclusive as relacionadas ao trauma e à violência".

A criação do Samu está na categoria "componente pré-hospitalar móvel", juntamente com os "serviços associados de salvamento e resgate, sob regulação médica de urgências e com o número único nacional para esse tipo de atendimento - o 192".

Segundo o Ministério da Saúde - que está investindo cerca de R$ 300 milhões e adquirindo aproximadamente 1.500 ambulâncias para equipar o Samu em todo o país, esse serviço já atende quase 30 milhões de pessoas em 95 cidades brasileiras.

A previsão do MS é que, até o final do ano, 118 milhões de pessoas sejam atendidas em 1.700 municípios. Com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, estão sendo gerados 24,4 mil empregos diretos e há estimativa de serem atingidas 1,6 mil vagas de empregos indiretos.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369368/visualizar/