Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 08:53
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


As culturas de soja, algodão, milho e arroz devem apresentar aumento da área plantada na safra 2004/2005 em relação à safra passada. A ressalva fica por conta do algodão, que pode também registrar, ao invés disso, uma redução. E o destaque vai para a soja, que tem a previsão de maior aumento de área cultivada. Estas conclusões são do primeiro levantamento de intenção de plantio da safra 2004/2005, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A diferença dos índices de Mato Grosso para os nacionais é que as previsões para o arroz e milho são de redução da área plantada, enquanto que no algodão a expectativa é de aumento, tanto no limite inferior, quanto no superior.

A pesquisa feita pela Conab estabelece limites inferior e superior para as intenções de plantio de todas as culturas. No caso do algodão mato-grossense, o limite inferior é de redução de 2% da área plantada na safra passada (414,4 mil hectares). Contudo, no limite superior a plantação pode ser maior em 5%. Para o milho, soja e arroz, as previsões são de crescimento nos dois limites.

A área plantada de arroz no Estado (segundo maior produtor brasileiro) deve ser pequena, ficando entre 1% e 2,5%, conforme a Conab. Para a Companhia, essa alteração se explica pela queda nos preços da soja, "que vem estimulando o produtor a plantar mais uma safra de arroz nas áreas novas, abertas na safra passada". De acordo com a Conab, em 1003/2004 foram plantados 644,8 mil hectares de arroz.

Na cultura do milho a perspectiva é de queda na primeira safra do Centro-Oeste em torno de 6,5% a mais com relação a 2003/2004. Mas em Mato Grosso a previsão da Conab é de aumento entre 1% e 2,6% na primeira safra e manutenção da segunda safra (chamada safrinha, que é o forte do Estado). Só para se ter uma idéia, enquanto o agricultor mato-grossense plantou 161,5 mil hectares de milho na primeira safra; a safrinha 2003/2004 registrou uma área plantada de 809,4 mil hectares. O custo de produção da safrinha é menor.

A Conab levantou ainda que a produção de soja deverá ser 3,6% a 5,9% maior que em 2003/2004 no Brasil. O destaque é para a região Centro-Oeste, onde o maior aumento de área registrado foi em Mato Grosso do Sul (10%). Em Mato Grosso, maior produtor do grão no país, a área plantada deve ficar em 6,5% a mais que na safra passada (5,1 milhões de hectares).




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369441/visualizar/