Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Novembro de 2012 às 11:37
Por: Semiedu

    Imprimir


Mudar o olhar do educador para que o faça a partir do olhar da criança como sujeito e não como objeto. Esse é o objetivo do Seminário de Educação 2012 (Semiedu) que começou no último domingo (4) na UFMT e vai até o próximo dia 7. Na conferência de abertura, a doutora e professora da Universidade do Porto/Portugal, Manuela Ferreira, explanou que, ao ser chamada para brincar com um grupo de crianças, se viu num dilema: não conseguiu acompanhar os pequenos e, apesar de usar calçados baixos, sentiu-se tão desequilibrada como se estivesse usando saltos altos. Foi a partir dessa dificuldade que a educadora tentou ver a infância com a perspectiva das crianças, ou seja, um olhar de “baixo para cima”.

A concepção parece simples, mas, segundo os estudos da doutora, ainda há muito que desvendar da infância. Um dos paradigmas a ser quebrado é deixar de usar como sinônimo a palavra “aluno’ para designar a “criança”. Conforme ela, uma vez quebrado esse conceito, um novo universo de ensino pode ser conquistado.

“A missão de olhar de baixo para cima é difícil porque nós precisamos compreender que a fase adulta não tem nada a ver com a parte física do corpo. É uma construção social”, ressaltou.

Na conferência de abertura os participantes puderam analisar as estripulias de ‘Rafa’, um menino de nove anos que teve seu comportamento estudado por Manuela. Cada fala do personagem principal narra uma infância que todos têm, mas que muitos esquecem durante o processo de amadurecimento. O objetivo da pesquisa é identificar o que as crianças têm a dizer aos adultos e melhorar as relações sociais entre essas duas etapas da vida de qualquer ser humano.

Parceiros

O Semiedu conta com apoio da Capes, Fapemat, CNPq, Curso de Especialização em Educação Infantil da UFMT, Secretarias de Educação e de Cultura do Estado de Mato Grosso (Seduc/SEC), Secretaria Municipal de Educação/Cuiabá (SME), Grupo de Pesquisa em Geografia da Infância da Universidade Federal Fluminense (Grupegi/UFF), Unemat, Conselho Regional de Psicologia (CRP18MT), Casa Silva Freire, Centro Internacional de Estudo em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ED) e Colégio Ibero-Americano (CIA). A realização é do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Mais sobre a programação pode ser conferido no www.ie.ufmt.br/semiedu2012 .






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36962/visualizar/