Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Novembro de 2012 às 11:11

    Imprimir


Com a expectativa de vida maior da população acima dos 60 anos, mais doenças associadas têm chamado a atenção de cardiogeriatras que tratam esse grupo.  As doenças que mais atingem os idosos são o acidente vascular cerebral (derrame), a hipertensão arterial, a fibrilação atrial (arritmias), a insuficiência cardíaca (coração fraco) e a cardiopatia isquêmica (insuficiência coronária).

“Entre os idosos,  as doenças cardiológicas como a hipertensão arterial normalmente aparecem associadas  ao diabetes, colesterol alto,  problemas renais e demência o que exige atenção no  risco da interação medicamentosa”, afirma a médica cardiologista Débora Andréa Castiglioni Alves.

Débora vai abordar durante a mesa redonda “Arterosclerose no idoso”(entupimento de artérias do coração do idoso),  a discussão sobre “Estratificação de Risco”, que utiliza cruzamentos de tabelas como a  EuroSCORE, que cruza os diferentes fatores - Sexo, Idade, Pressâo Arterial Sistólica, Tabaco e Colesterol. Com essa  análise dos diferentes fatores é possível   obter um valor de risco.  Para esse diagnóstico são necessários os exames de  Análises Clínicas (Glicemia e Colesterol); Cálculo Índice Massa Corporal (IMC); Medição da Pressão Arterial (PA); Avaliação do Risco de Diabetes, Avaliação do Risco Global Cardiovascular e o Electrocardiograma.

“Com o cruzamento é possível saber o risco desse idoso sofrer um infarto e como deve ser o tratamento desse paciente especificamente. É importante analisar o quadro para saber até que ponto deve-se dar atenção em combater rigidamente um colesterol alto num idoso, pois  alguns pacientes tem dificuldade em se alimentar ou não se alimentam de forma correta, o que dificulta passar uma dieta”, explica Débora.

Além da Estratificação de Risco, também será abordado nessa Mesa Redonda, os temas “Até quando devemos perseguir metas no tratamento da dislipidemia no idoso?” e “Lesões de Carótidas: Como e quando intervir no idoso com Doença Arterial Coronariana?”. 

JORNADA- Esses temas fazem parte da XII Jornada de Cardiogeriatria de Mato Grosso que acontece entre os dias 23 e 24 de novembro no Hotel Deville.

A Jornada é aberta para cardiologistas de todo o Brasil, estudantes de medicina, residentes  e profissionais de enfermagem.

Informações  podem ser obtidas na SBC que fica na Av. Isaac Póvoas, 1251 sala 302 - 3º andar, Edifício Nacional Palácio - Cuiabá/MT ou pelo telefone (65) 3324-1638-ou pelo email sbcmt@uol.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36964/visualizar/