Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 07:44

    Imprimir


Se a partir da próxima segunda-feira (1º) todo o rebanho bovino deve ser vacinado contra a febre aftosa, o rebanho bubalino (búfalos) também não vai ficar de fora da imunização. A obrigatoriedade da vacinação também é a mesma para os criadores de búfalos já que os animais estão na lista dos susceptíveis a transmitir e desenvolver a doença. Além do búfalo, animais como suínos, caprinos e ovinos que tem características conhecidas como biongulados, ou seja, cascos rachados, também são transmissores da doenças.

A vacinação em búfalos é obrigatória devido ao transporte para comercialização que é feita em vida. Já os outros animais na maioria das vezes ao para o abate. Hoje o Estado do Pará é um dos maiores criadores de búfalos do país e em Mato Grosso a criação é pequena e se comparada a criação de gado chega a cerca de 1% do total do rebanho bovino.

Na Regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) de Lucas do Rio Verde há um apequena criação de 284 cabeças que estão divididas nos municípios de Juara e Sorriso, que tem o maior numero 40%. “Vamos acompanhar a vacinação desses animais, embora seja pequena a quantidade de cabeças mas elas devem ser feitas e vamos exigir isso dos criadores”, assegurou Jefferson Luiz Cambará, supervisor regional. Segundo ele também há criação de búfalos nos municípios de Alta Floresta, Juína -que estão mais próximos a divisa com o Pará- e em São José Rio Claro.

O criador de búfalo que não vacinar o rebanho sofrerá as mesmas penalidades que o pecuarista. Vai pagar multa de até R$ 70 por cabeça não vacinada, além de ficar impossibilitado de transportar o rebanho, pois não poderá retirar a Guia de Transporte Animal (GTA). Nesta campanha todo o rebanho, bovino e bubalino, deve ser vacinado.

A campanha começa no dia 1º de novembro e vai até o dia 30. O prazo para comunicação vai até 10 de dezembro.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369763/visualizar/