Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 07:34
Por: Beatriz Saturnino

    Imprimir


Em cinco dias já foram entregues 1.114 cartões do Bolsa-Família em Cuiabá e 888 em Várzea Grande, por meio do mutirão que está sendo feito na porta das agências bancárias da Caixa Econômica Federal, após a denúncia de irregularidades transmitida em reportagem pelo programa "Fantástico", da TV Globo. Este balanço corresponde ao primeiro dia (20) até segunda-feira (25). No entanto, o valor de saque referente aos cartões entregues ainda não foi contabilizado, conforme informou o departamento de comunicação da superintendência da CEF na capital.

A Caixa Econômica tem registrado, do mês de janeiro a setembro, 686 mil cartões de benefício dos programas do governo federal, incluindo Bolsa-Família, Auxílio Gás, bolsas Alimentação e Escola, em Mato Grosso. O valor destes benefícios corresponde a exatos R$ 23.457.372,50.

De acordo com a superintendência, o mutirão já estava marcado para acontecer antes mesmo da denúncia ir à tona, determinado para o dia 20 de setembro. Porém, com o período eleitoral acrescido da greve dos bancários a entrega foi suspensa, acarretando acúmulo de cartões, tanto dos que seriam entregues nessa época quanto dos recém-emitidos.

Uma média de 200 cartões está chegando diariamente nas agências bancárias, bem como aumentando a fila de procura pelos cartões, que continua extensa em suas portas.

Até sexta-feira (29) as agências de todo o Estado continuam com o sistema de abertura antecipada em duas horas do horário normal de atendimento - às 9h -, para os beneficiários do programa Bolsa-Família.

Por exemplo, em Cuiabá, na agência Paiaguás, na rua Barão de Melgaço, de número 3.465, e em Várzea Grande, na agência Várzea Grande, localizada na avenida Couto Magalhães, de número 1.069, o atendimento é das 9h às 16h.

Conforme informações da superintendência da CEF, a notificação dos beneficiários, seguida da entrega do cartão, estão sendo feitos de várias formas.

Uma delas é por afixação de listagens dos nomes em lugares públicos (prefeituras, escolas, igrejas e centros comunitários), que neste caso está na porta das agências. Também por divulgação nos jornais impressos e no rádio, além do envio pelo Correio.

Neste caso está havendo muitos problemas para a entrega, pois, em muitas vezes, o endereço está incompleto ou errado.

No total foram 13,6 milhões de cartões de beneficiários emitidos pela CEF em todo o país.

Saques em qualquer posto da CEF

O saque dos benefícios pode ser feito em qualquer um dos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, como agências e casas lotéricas. Porém, caso o beneficiário esteja sem o cartão magnético, ele poderá sacar somente nas agências e com a apresentação de documentos pessoais.

Podem receber o benefício aquelas famílias que têm a renda máxima per capta de R$ 50, com crianças e jovens entre zero e 16 anos incompletos, estando ainda todas as crianças matriculadas e freqüentando o ensino fundamental.

Após isso, quem for selecionado pela prefeitura municipal para receber o Bolsa-Família e não receber o cartão magnético para sacar o benefício, deve ligar para o 0800 57400101, ou procurar qualquer agência da CEF com o documento de identificação.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369767/visualizar/