Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 13:24

    Imprimir


O Ministério da Defesa da Noruega emprestou armas a soldados americanos no Kuwait dias antes da ofensiva militar no Iraque, apesar da oposição do Parlamento e da população norueguesa a essa guerra.

"Quando nossos aliados mais próximos pedem armamento emprestado, o natural é emprestar", afirmou nesta terça-feira o ministro de Exteriores, Jan Petersen, em declarações à televisão pública NRK.

Dez dias antes do início da guerra no Iraque, o governo norueguês aprovou o envio de 25 caixas com equipamentos de iluminação a laser a uma base de fuzileiros navais no Kuwait. A posição oficial do governo norueguês, no entanto, era contrária a uma invasão do Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU.

Segundo Petersen, o fato de a guerra no Iraque não ter sido de acordo com o direito internacional não impede que a Noruega possa emprestar armas a seus aliados, pois isso é parte da "política habitual de alianças", afirmou.

O dirigente do partido Esquerda Socialista, Kristin Halvorsen, considerou horrível o fato de a Noruega ter emprestado armas para seu possível uso na guerra do Iraque.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369905/visualizar/