Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 07:57
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Detectar se o HPV (Papiloma Vírus Humano) está presente nos casos de carcinoma epidermóide de boca, tipo mais comum do câncer bucal, e nas lesões pré-malignas (leucoplasia). Este é o objetivo de uma pesquisa que vem sendo feita pelo doutorando em Patologia Bucal, da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Aburad, mato-grossense e ex-aluno de Odontologia da Universidade de Cuiabá (Unic).

O estudo “Detecção do HPV em carcinoma epidermóide de boca e em leucoplasia” foi aprovado e será financiado (R$ 60 mil) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A pesquisa será concluída em dois anos.

O material de trabalho são biópsias de lesões enviadas para a disciplina de Patologia Bucal da USP. “Vou trabalhar com 120 casos e já comecei a analisar 10”, comentou. O carcinoma epidermóide representa até 95% do câncer de boca e a leucoplasia é o tipo de lesão pré-maligna mais comum.

Segundo Aburad, até hoje não há comprovação cientifica de como o HPV age nos casos de câncer de boca. “O HPV se estiver na lesão altera a seqüência genética da célula. Com essa seqüência alterada, a célula pode expressar mais ou menos proteínas. Esse é o objetivo do estudo”, ressaltou.

O câncer de boca é um tumor maligno que se desenvolve a partir de uma célula que sofre uma série de alterações genéticas. Quanto mais cedo for descoberto e adequadamente tratado, maior será a chance de cura. A expectativa de cura varia de 85% a 100% quando o câncer é diagnosticado e tratado na fase inicial. Daí a importância do auto-exame.

Conforme Aburad, alguns sinais de alerta são: feridas que não cicatrizam em duas semanas, dente mole sem motivo aparente, sangramento, caroços ou bolinhas duras e inchaço na boca, entre outros. A presença de qualquer um desses sinais merece um exame mais detalhado pelo dentista.

Aburad participa, em Cuiabá, do V Fórum Acadêmico de Odontologia da Unic, que acontece paralelamente a V Jornada de Odontologia e o I Encontro de Professores de Odontologia, eventos promovidos pela Faculdade de Odontologia da Unic e que reúnem profissionais e acadêmicos de Mato Grosso e de outros Estados.

A intenção é oferecer oportunidades de atualização, fomentar o crescimento da produção científica no país e discutir o aperfeiçoamento da profissão.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369972/visualizar/