Apesar da divulgação no sábado de que 37 candidatos foram eliminados por publicar fotos do cartão de resposta do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o fato voltou a ocorrer neste domingo.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), outros candidatos foram flagrados divulgando imagens da sala de prova em redes sociais. O Inep, contudo, ainda não divulgou quando estudantes foram identificados.
De acordo com o Intituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Enem, o uso de celular é proibido nos locais de prova. Quem estiver com o aparelho, deve colocá-lo em um envelope lacrado, embaixo da carteira.
Uma equipe de 15 funcionários, cada um com seu monitor, acompanhou as postagens nas redes sociais durante a aplicação do Enem hoje e dará continuidade ao trabalho amanhã. Segundo a assessoria do Inep, a Polícia Federal (PF) mantém uma equipe de plantão que trabalha junto com o instituto.
O foco são as mensagens publicadas no Twitter e no Facebook, que possam comprometer o exame. Pela manhã, uma postagem com informação falsa sobre o cancelamento do Enem chegou a ser publicada. A PF e o Ministério da Educação identificaram o autor.
A logística do exame também é monitorada. Por meio de videoconferência, o Inep mantém contato com os Correios, responsável pela distribuição das provas, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e a Cesgranrio ¿ entidades que fazem parte do consórcio aplicador da avaliação.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas ao final do dia.
O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Comentários