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Tecnologia
Segunda - 25 de Outubro de 2004 às 10:05

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O setor de telecomunicações está apostando na forte demanda pelo acesso rápido à Internet nos próximos anos, oferecendo serviços de banda larga com o objetivo de compensar o marasmo no negócio de linhas fixas.

As estimativas recentes sobre a banda larga no Brasil são surpreendentes. Enquanto países onde o uso da banda larga já se massificou apresentam taxas de crescimento entre 30% e 40% ao ano, no Brasil, as principais operadoras esperam um aumento de 60% a 100% em 2004 e 2005.

"Banda larga é a bola da vez e vai continuar sendo por um bom tempo", disse o diretor de banda larga da Telemar, Wellerson Vieira Leite. O analista de telecomunicações do Bear Stearns em São Paulo, Alexandre Constantini, acha que os celulares estão canibalizando a telefonia fixa. "E essa tendência deve piorar daqui para frente, por isso a estratégia de focar em banda larga é correta. Sem dúvida nenhuma, é o grande filão das operadoras, com a receita sendo seis a oito vezes maior do que a de telefonia fixa com um investimento praticamente igual", disse Constantini.

Essa é uma opção também para o setor de TV paga. A operadora de cabo Net fez investimentos pesados na área para atingir um número cada vez maior de consumidores de alto poder aquisitivo.

Mais conteúdo

Embora a banda larga tenha atraído usuários no começo por causa de sua velocidade e facilidade de acesso, o conteúdo é o que agora deve chamar a atenção do consumidor, dizem as empresas. "Os usuários querem música, videogames, fotografia, vídeo, tudo online, e os ganhos com estes serviços vão representar uma receita adicional para as empresas do setor", disse Fábio Bruggioni, diretor de Internet da Telefônica, operadora de telefonia fixa do Estado de São Paulo.

A Brasil Telecom anunciou esta semana uma parceria entre seu serviço de banda larga BrTurbo e a provedora de conteúdo Claxson, parte do grupo venezuelano de mídia Cisneros, para oferecer pay-per-view e vídeo-on-demand em seus canais multimídia no Brasil.

Em um acordo parecido, a Telefônica recentemente lançou um serviço com a locadora de DVDs Blockbuster, a operadora de cinemas Cinemark e a varejista de ingressos online Ingresso.com, permitindo que usuários vejam trailers de filmes na rede antes de alugar um filme ou comprar um ingresso para o cinema.

As três maiores provedoras do serviço esperam atingir um total de quase 2 milhões de usuários até o fim do ano, com o número aumentando para quase 2,6 milhões em 2005. A Telefônica, atualmente a maior, com pouco mais de 700 mil cientes, acha que este número vai crescer de 50% a 60% em 2005. A Brasil Telecom e a Telemar, que esperam ter 280 mil e 450 mil usuários até o fim do ano, respectivamente, vêem aumento de 100% em 2005.

O Brasil tornou-se o maior mercado da América Latina em termos de número de usuários, com um total de mais de 1,5 milhão de assinantes até o fim de junho, de acordo com uma pesquisa recente da Point Topic, uma empresa de pesquisas do mercado de banda larga.

Em comparação, o México, segundo maior mercado da América Latina, tem quase 400 mil usuários de banda larga. A Argentina, número três da região, tem pouco mais de 350 mil.

PC Popular

Mas apenas 15% dos 180 milhões de brasileiros têm acesso a computadores, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações, agência da Organização das Nações Unidas.

Para recuperar o terreno perdido, o governo planeja levar computadores e programas de treinamento a comunidades carentes. As operadoras também dizem que estão investindo pesado em infra-estrutura para levar suas redes a novos mercados, sem detalhar cifras.

"É uma pequena revolução se comparado ao que acontece em países desenvolvidos, mas estamos vendo o tamanho da infra-estrutura que está sendo construída e sabemos que há muito espaço para continuar crescendo", disse o presidente da BrTurbo, Serhan Ozmen.




Fonte: Reuters

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