Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 23 de Outubro de 2004 às 14:27
Por: Carolina Pimentel

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que a meta do governo de aproximar o Brasil do continente africano não é “nenhuma atitude de benevolência”. Ele fez a declaração ao participar da inauguração do Museu Afro-Brasil, em São Paulo.

Lula destacou que o país precisa pagar a dívida que tem com a África. “O Brasil, mais do que qualquer outro país do mundo, tem obrigações históricas não apenas porque os negros e as negras trabalharam no nosso país como escravos durante tanto anos. Temos obrigações históricas pelo que aprendemos, do ponto de vista cultural, com os negros que eram livres e foram transformados em escravos para vir trabalhar neste país”.

Lula lembrou que já é o presidente da República que mais visitou países africanos, com sete viagens realizadas ao continente em 22 meses de mandato. Segundo ele, a previsão é que mais cinco países sejam visitados no ano que vem e outros cinco em 2006.

De acordo com o presidente, Brasil e África se separaram por causa das mentes colonialistas que governaram o país. “É parar com essa bobagem de achar que o Oceano Atlântico divide o Brasil e a África. O Oceano Atlântico é a ligação entre Brasil e África. O que nos separou não foi o Oceano, foram as mentes colonizadas que dirigiram esse país tanto tempo e que prefeririam dedicar e dirigir os seus olhares para a Europa e os Estados Unidos, esquecendo dos seus irmãos mais próximos, seja na América do Sul ou na África”.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370325/visualizar/