Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 16:40

    Imprimir


Os veículos serão entregues na próxima segunda-feira (25.10), no monumento a Ulisses Guimarães, na avenida do CPA.

O Projeto SAMU, que pretende fundir o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência com o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), vai receber um reforço operacional na próxima segunda-feira (25.10), às 17h. Serão entregues a unidades básicas de Saúde, 30 ambulâncias equipadas com sistema de rastreamento por satélite. A aquisição das ambulâncias significou um investimento de R$ 3,1 milhões, com recursos próprios da Saúde.

Os veículos, das marcas Fiat Doblò e Renault Master, serão entregues no monumento a Ulisses Guimarães, na avenida do CPA, pelo governador Blairo Maggi.

A informação partiu do superintendente de Gestão da Secretaria de Saúde, José Vilela. Segundo ele, junto com os novos veículos irão ser distribuídas 18 ambulâncias usadas em boa condições de uso, também equipadas com rastreamento por satélite, para atuar junto ao sistema que será integralizado à Coordenadoria de Informações e Operações da Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).

José Vilela explicou que o sistema de rastreamento foi acoplado aos veículos para otimizar o uso das ambulâncias e permitir melhor transparência no sistema. "Com o rastreamento por satélite iremos monitorar o funcionamento desses veículos num raio de 200 quilômetros e poderemos, com uma simples verificada num painel eletrônico, saber exatamente onde cada ambulância está, se ela está parada ou em movimento e, conseqüentemente, o que cada uma delas está fazendo", revelou o superintendente. Nos casos de necessidade de suporte dos veículos o sistema vai permitir direcionar mais rapidamente a ambulância para o local que precisar de seus serviços.

Nesta fase inicial da otimização dos serviços prestados pelas ambulâncias os municípios que receberão os veículos são os que estão dentro do raio de 200 quilômetros de Cuiabá.

Mas, seguindo a política de interiorização adotada pela Secretaria de Estado de Saúde, o sistema irá contemplar todo o Estado. "Teremos uma central de controle de ambulâncias rastreadas por satélite em cada cidade-pólo de modo a atender todo o Mato Grosso com esse serviço", explicou José Vilela.

Cada município que receber uma ambulância nova vai entregar a ambulância que estiver usando para que ela seja reformada e direcionada para um município que necessite de seus serviços como vai acontecer, na segunda-feira, com as 18 ambulâncias reformadas que serão entregues junto com os 30 novos veículos.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370446/visualizar/