Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 15:47

    Imprimir


O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, disse hoje que ficar debatendo fatos ocorridos durante o período da ditadura militar não ajuda em nada o país. Para ele, a questão foi superada com a Lei da Anistia. "A anistia se fez. A anistia apaga. A anistia é o esquecimento. Não ajuda o país remexer nessas fissuras, tentar ferir nessas feridas já cicatrizadas", afirmou o ministro, após participar de cerimônia em homenagem ao Dia do Aviador, que será comemorado amanhã (23), na Base Aérea.

O país "tem que olhar para a frente", disse o presidente do STJ. "E eu agora me pergunto: e daí? E tenho uma porção de coisas grandes para conquistar e não posso ficar aí parado", ressaltou Vidigal, citando palavras do cantor Raul Seixas.

Quanto ao caso das fotos publicadas domingo (17) pelo Correio Braziliense, que mostrariam o jornalista Vladimir Herzog em situação humilhante na prisão, Vidigal disse que considera esclarecida morte do jornalista. "Já foi um caso encerrado. A União Federal, ou seja, o governo que, independentemente quem esteja no comando ou na presidência, é a mesma instituição, foi condenada pela Justiça. Então, nesse caso, sim, foi esclarecido que a morte ocorreu nas dependências (do Doi-Codi) quando o acusado, o preso (Herzog), estava sob a responsabilidade da União Federal", afirmou o presidente do STJ.

Ontem (21), o secretário especial dos Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda, divulgou nota em que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) comunica que as fotos divulgadas pelo jornal não são do jornalista Vladimir Herzog.

Vladimir Herzog foi encontrado morto nas dependências do Doi-Codi, em São Paulo, em outubro de 1975. A família do jornalista entrou com ação contra a União, em 1978, e saiu vitoriosa. A Justiça responsabilizou o Estado pela tortura e morte de Herzog.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370461/visualizar/