Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 23:49

    Imprimir


Obuses de morteiro disparados pelos rebeldes caíram hoje perto do comboio onde estava o primeiro-ministro iraquiano Iyad Allawi, durante a visita que realizava a Mossul, no Norte do Iraque, junto com o ministro do Interior, Falah al-Nakib, e o secretário de Estado para a Segurança, Kassem Daoud.

Os obuses caíram sobre uma base da força multinacional quando Allawi e sua delegação se preparavam para embarcar num helicóptero que deveria levá-los a um aeroporto da cidade, de onde retornariam a Bagdá por avião.

Os jornalistas que viajavam com Allawi viram chamas e fumaça perto de local de onde decolaram os helicópteros.

Um porta-voz militar americano confirmou o ataque. "Sete obuses de morteiro foram disparados nos arredores da base Al-Hourriya, sem causar vítimas nem danos materiais", informou o tenente-coronel Paul Hastings.

"Este ataque é mais um sinal de que estrangeiros estão determinados a impedir qualquer progresso, mas nem o governo, nem o povo iraquiano permitirão tal interferência", declarou Allawi.

"A minha viagem a Mossul havia sido anunciada, e era um fato conhecido. Portanto, estou supreso de que o ataque tenha sido cometido no final da visita, e não no início. Parece que os terroristas não estão tão bem preparados assim", considerou o premier iraquiano.

Mossul, a principal cidade do norte dominada pelos sunitas, vem sendo cenário de freqüentes ataques contra a força multinacional liderada pelos Estados Unidos.

Combates violentos opuseram em setembro em Tal Affar, ao norte de Mossul, as forças americanas e iraquianas aos insurgentes, causando 50 mortos civis.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370604/visualizar/