Repórter News - reporternews.com.br
Saiba mais sobre o Midiativa
No Brasil, a Organização Não Governamental Midiativa constitui-se numa das poucas iniciativas até o momento de visando a preparação de crianças e adolescentes para o consumo consciente dos produtos que a mídia produz.
Criado em abril de 2002, o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por um grupo multiprofissional que atua nas áreas da Comunicação e da Educação.
Segundo a página da organização na internet, além de evidenciar os programas infanto-juvenis, o Midiativa se diferencia por não estar focado na crítica, mas sim em identificar e estimular os acertos em relação à mídia. Suas ações visam debater parâmetros de qualidade, valorizando bons programas e dando visibilidade aos patrocinadores, emissoras e profissionais conscientes.
Diversas ações são promovidas pelo centro, dentre elas, a realização de encontros, seminários nacionais e internacionais e a premiação de produções voltadas pra crianças e adolescentes:
Premio MídiaQ
O Prêmio MídiaQ tem por objetivo reconhecer e dar visibilidade a programas de TV de qualidade assistidos por crianças e jovens entre 4 e 17 anos. Segundo o Midiativa, ele será concedido aos profissionais e empresas que contribuem para a realização e apresentação desses programas, como os realizadores, os patrocinadores, as emissoras, os anunciantes e os planejadores de mídia.
O prêmio consiste na criação e divulgação de um ranking dos melhores programas para crianças e adolescentes, definido a partir de pesquisa qualitativa junto a pais, e na realização de um evento de premiação anual. O Prêmio MídiaQ é liderado pelo Midiativa, com apoio da Fundação Avina e da empresa de pesquisa de mercado Multifocus.
Prêmio TVQ
O 1o TVQ - Encontro Latino-americano sobre TV de Qualidade foi organizado em agosto de 1999 pelo Sesc e o Instituto Goethe, com a coordenação de Beth Carmona, presidente e fundadora do Midiativa. O objetivo desse primeiro encontro foi “aprofundar as discussões sobre o tema e apontar caminhos para uma televisão mais responsável e comprometida com os interesses dos telespectadores”.
Um dos objetivos do Midiativa é dar continuidade às discussões, promovendo eventos e seminários sobre o tema. Todos os eventos sobre TV de qualidade promovidos pelo Midiativa levam a marca TVQ. O primeiro evento de 2003, o seminário TVQ - Criança, Adolescente e Mídia, ocorreu entre 9 e 11 de dezembro de 2003, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Maleta Midiativa/ Prix Jeunesse
O projeto é uma parceria do Midiativa com a Fundação Prix Jeunesse, entidade alemã que premia produções televisivas infanto-juvenis de todo o mundo desde 1964, em mostras bienais. As maletas organizadas pela Fundação acontecem em vários países e são exibições comentadas de programas selecionados no Festival Prix Jeunesse com o objetivo de enriquecer o pensamento crítico de profissionais de cinema e TV. O Midiativa também leva as maletas para a rede pública de ensino, a fim de “fornecer referências para a sala de aula e aguçar o olhar dos educadores sobre aspectos técnicos e de conteúdo dos produtos audiovisuais”.
O Midiateca
O Midiateca é um acervo de para crianças e jovens – reúne uma diversidade de materiais que focalizam e refletem sobre a mídia dirigida ao público infanto-juvenil: programas de televisão de vários países, livros, teses, publicações, artigos e outras fontes para pais, educadores e profissionais. Em breve, segundo o Midiativa, esse acervo estará organizado em um banco de dados por categorias na internet.
Mostras e oficinas
O Midiativa organiza mostras de filmes, vídeos e programas em escolas, empresas de comunicação e espaços culturais, entre outros locais. As exibições pretendem estimular o debate sobre a qualidade da programação infanto-juvenil na TV junto a profissionais, educadores e pais, além de despertar crianças e jovens para “novos parâmetros de qualidade audiovisual”.
Um dos objetivos do Midiativa é organizar espaços de aperfeiçoamento de recursos humanos para profissionais de mídia e educadores. O centro conta com uma equipe que desenvolve oficinas sobre mídia eletrônica.
4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes
O Midiativa foi co-organizador, juntamente com a Multirio – Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro – do encontro, que aconteceu pela primeira vez na América Latina, entre 19 e 23 de abril de 2004, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Midiativa, a 4ª Cúpula contou com a participação de cerca de 2.700 especialistas do mundo todo, entre profissionais de mídia, pesquisadores, formadores de opinião e educadores.
Mais informações: www.midiativa.org.br
Núcleo de Pesquisas da Radiobras, com informações do Midiativa
Criado em abril de 2002, o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por um grupo multiprofissional que atua nas áreas da Comunicação e da Educação.
Segundo a página da organização na internet, além de evidenciar os programas infanto-juvenis, o Midiativa se diferencia por não estar focado na crítica, mas sim em identificar e estimular os acertos em relação à mídia. Suas ações visam debater parâmetros de qualidade, valorizando bons programas e dando visibilidade aos patrocinadores, emissoras e profissionais conscientes.
Diversas ações são promovidas pelo centro, dentre elas, a realização de encontros, seminários nacionais e internacionais e a premiação de produções voltadas pra crianças e adolescentes:
Premio MídiaQ
O Prêmio MídiaQ tem por objetivo reconhecer e dar visibilidade a programas de TV de qualidade assistidos por crianças e jovens entre 4 e 17 anos. Segundo o Midiativa, ele será concedido aos profissionais e empresas que contribuem para a realização e apresentação desses programas, como os realizadores, os patrocinadores, as emissoras, os anunciantes e os planejadores de mídia.
O prêmio consiste na criação e divulgação de um ranking dos melhores programas para crianças e adolescentes, definido a partir de pesquisa qualitativa junto a pais, e na realização de um evento de premiação anual. O Prêmio MídiaQ é liderado pelo Midiativa, com apoio da Fundação Avina e da empresa de pesquisa de mercado Multifocus.
Prêmio TVQ
O 1o TVQ - Encontro Latino-americano sobre TV de Qualidade foi organizado em agosto de 1999 pelo Sesc e o Instituto Goethe, com a coordenação de Beth Carmona, presidente e fundadora do Midiativa. O objetivo desse primeiro encontro foi “aprofundar as discussões sobre o tema e apontar caminhos para uma televisão mais responsável e comprometida com os interesses dos telespectadores”.
Um dos objetivos do Midiativa é dar continuidade às discussões, promovendo eventos e seminários sobre o tema. Todos os eventos sobre TV de qualidade promovidos pelo Midiativa levam a marca TVQ. O primeiro evento de 2003, o seminário TVQ - Criança, Adolescente e Mídia, ocorreu entre 9 e 11 de dezembro de 2003, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Maleta Midiativa/ Prix Jeunesse
O projeto é uma parceria do Midiativa com a Fundação Prix Jeunesse, entidade alemã que premia produções televisivas infanto-juvenis de todo o mundo desde 1964, em mostras bienais. As maletas organizadas pela Fundação acontecem em vários países e são exibições comentadas de programas selecionados no Festival Prix Jeunesse com o objetivo de enriquecer o pensamento crítico de profissionais de cinema e TV. O Midiativa também leva as maletas para a rede pública de ensino, a fim de “fornecer referências para a sala de aula e aguçar o olhar dos educadores sobre aspectos técnicos e de conteúdo dos produtos audiovisuais”.
O Midiateca
O Midiateca é um acervo de para crianças e jovens – reúne uma diversidade de materiais que focalizam e refletem sobre a mídia dirigida ao público infanto-juvenil: programas de televisão de vários países, livros, teses, publicações, artigos e outras fontes para pais, educadores e profissionais. Em breve, segundo o Midiativa, esse acervo estará organizado em um banco de dados por categorias na internet.
Mostras e oficinas
O Midiativa organiza mostras de filmes, vídeos e programas em escolas, empresas de comunicação e espaços culturais, entre outros locais. As exibições pretendem estimular o debate sobre a qualidade da programação infanto-juvenil na TV junto a profissionais, educadores e pais, além de despertar crianças e jovens para “novos parâmetros de qualidade audiovisual”.
Um dos objetivos do Midiativa é organizar espaços de aperfeiçoamento de recursos humanos para profissionais de mídia e educadores. O centro conta com uma equipe que desenvolve oficinas sobre mídia eletrônica.
4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes
O Midiativa foi co-organizador, juntamente com a Multirio – Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro – do encontro, que aconteceu pela primeira vez na América Latina, entre 19 e 23 de abril de 2004, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Midiativa, a 4ª Cúpula contou com a participação de cerca de 2.700 especialistas do mundo todo, entre profissionais de mídia, pesquisadores, formadores de opinião e educadores.
Mais informações: www.midiativa.org.br
Núcleo de Pesquisas da Radiobras, com informações do Midiativa
Fonte:
Agência Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370658/visualizar/
Comentários