Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 17:47

    Imprimir


O estado com o maior número de casos de hanseníase no país é o Mato Groso, com 22,11 casos por cada 10 mil habitantes, seguido pelo Maranhão, com 16,93. O estado com a menor taxa é o Rio Grande do Sul, com 0,24. No Rio de Janeiro, a taxa é de 3,98, abaixo da média nacional mas ainda considerada alta, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a doença eliminada quando a prevalência é de menos de 1 caso entre 10 mil pessoas.

Ao participar do lançamento de um documento apresentando a situação epidemiológica da hanseníase nos estados, ao lado do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o ministro da Saúde, Humberto Costa, garantiu nesta quinta-feira que não faltarão recursos para o combate à hanseníase e à tuberculose no Brasil. O ministro anunciou ainda que vai comparecer às cidades que conseguirem eliminar a hanseníase para entregar uma carta de reconhecimento ao governador do estado e ao prefeito.

"Os recursos para combater a hanseníase serão ilimitados. Nós vamos gastar o que for necessário para combate a hanseníase e a tuberculose", disse o ministro.

O documento divulgado pelo Ministério da Saúde foi denominado Cartas de Eliminação da Hanseníase e tem o intuito de cobrar empenho dos gestores locais para que o Brasil cumpra o compromisso firmado com a Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a doença em 2005. Atualmente, existem 4,5 casos de hanseníase para cada 10 mil habitantes no Brasil. A cada três meses, o Ministério da Saúde vai publicar a situação de cada estado.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370673/visualizar/