Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 17:01

    Imprimir


A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e o Mercado a Termo de Rosário (Rofex), na Argentina, finalizam nas próximas semanas os estudos de viabilidade para criação de um mercado futuro de operação conjunta para contratos de soja em grão e derivados. A parceria poderá criar o maior pregão de soja do mundo.

Se a fusão se consolidar, boa parte da soja mundial poderá ser negociada em um só lugar, por plataforma eletrônica integrada, que considera as características e as peculiaridades da produção e comercialização de soja nos dois países. Atualmente, Brasil e Argentina produzem juntos cerca de 90 milhões de toneladas de soja, cerca de 35% da produção mundial do grão.

De acordo com Noênio Spínola, secretário do Conselho Administrativo da BM&F, tradicionalmente o preço da soja é negociado na Bolsa de Chicago, porque os Estados Unidos sempre tiveram a maior produção de soja do mundo. No entanto, com o crescimento da produção no Brasil e na Argentina surgiu o interesse por um sistema de fixação de preços nestes mercados. “Os maiores interessados são os chineses. Eles querem ter alternativas de cobertura para a soja, já que são compradores em escala global e têm o segundo contrato mais líquido do mundo”, disse o diretor.

Spínola explicou que o preço negociado na bolsa de futuros é uma opção mais garantida para o produtor e funciona como uma espécie de seguro, diante das possíveis oscilações da cotação da soja na época da safra. Segundo ele, no entanto, esse preço se baseia na demanda doméstica americana e não leva em conta a realidade da soja nos outros países. “Se mudam as condições de produção, se o mercado apresenta outro poder de consumo ou se surgem outras variações, o preço decola nos Estados Unidos e não aqui. Esses contratos futuros nem sempre oferecem ao produtor a cobertura técnica que ele precisa”, ressalvou




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370687/visualizar/