Estudo: ficar sentado traz obesidade, mesmo com a prática física
Você acha que se movimenta o suficiente porque frequenta a academia, as aulas de spinning e de ioga com regularidade? Pois um novo estudo desenvolvido pela Northwestern Medicine mostrou que isso não é o suficiente. O motivo? Manter-se sentada por muito tempo, dia após dia, um dos fatores responsáveis pelo aumento dos casos de obesidade. As informações são do site da revista Cosmopolitan.
Embora seja incrível que muitas mulheres consigam se exercitar fora do horário de trabalho, o tempo que elas passam sentadas em suas estações de trabalho faz muito mal para a saúde.
Lynn Craft, uma das autoras do estudo, disse que muitas pessoas assumem que o fato de se exercitar de 30 a 40 minutos por dia é o suficiente para manter a saúde em dia. “Claro, os exercícios são muito importantes e estão associados a muitos benefícios, mas o tempo que se fica sentado traz muitas consequências negativas. Este estudo mostra que não é porque você é fisicamente ativo que passa menos tempo sentado”, observou.
Ela disse ainda que este fator aumenta a propensão às diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Para resolver a questão, é preciso mudar alguns hábitos diários como tentar passar mais tempo em pé, ir até à mesa do colega ao invés de tentar resolver tudo pelo telefone ou e-mail, ou, simplesmente, levantar e dar uma voltinha no meio do expediente.
Comentários