Hospital Júlio Muller entrará no sistema regulatório do SUS
O secretário Marcos Machado explicou que o impedimento dessa parceria, até agora, foi que "as ações do hospital não correspondiam com as regras do Sistema Único de Saúde e a primeira condição para titular o hospital como parceiro do Estado e do município foi a sua inclusão nas regras do sistema de Regulação de acordo com a ótica do SUS".
A exigência dos dois secretários, de Estado e do município, foi aceita e o secretário Marcos Machado estabeleceu o cumprimento inicial de várias metas para que o hospital viesse a ocupar, de novo, seu verdadeiro papel. Ficou estabelecido que será firmado um termo de cooperação técnica, com a Universidade Federal de Mato Grosso, para a cessão de pessoal, celebração de um convenio para a implantação da farmácia de plantas medicinais e de manipulação (fitoterápicos), destinação de um mamógrafo para exames relativos ao diagnóstico do câncer de mama, entrega de uma ambulância e a destinação de recursos da ordem de 180 mil reais para a conclusão de obras do hospital. "Toda essas ações ficam subordinadas a que a extensão dos serviços sejam feitas aos usuários do SUS e ao cumprimento do papel de hospital escola desempenhado pelo Júlio Muller", afirmou o secretário.
O superintendente de Regulação da Ses, Vander Fernandes, afirmou que "vê com muita alegria essa disposição do Hospital Júlio Muller em integrar o Sistema Único de Saúde de maneira efetiva, passando a oferecer todos os serviços ao usuário do SUS, via Central de Regulação, eliminando a demanda própria que discriminava o usuário do Sistema Único de Saúde. O hospital é centro de excelência em medicina, inclusive em alguns procedimentos de Alta Complexidade e precisa dividir isso com a população".
O secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, concordou com a proposição. Ele disse que "o município de Cuiabá compreende agora, com o novo diretor, a necessidade de construção de uma verdadeira parceria que, lamentavelmente não foi conseguida nos últimos anos. Com este apoio esperamos que o Júlio Muller retome sua real função e ajude o município a atender as necessidades da população, prestando serviços de atendimento médico".
Nesta nova fase administrativa do Hospital Júlio Muller novos caminhos são abertos para a instituição. "Queremos colocar o hospital na condição de modelo de gestão e de atenção aos usuários do SUS e de ensino de extensão", afirmou o superintendente Elias Peres. "Externando essa intenção e esse apoio para a sociedade, teremos novas oportunidades de ação abertas. Nossa política é de reorganização".
O superintendente prometeu reformar toda estrutura do hospital, reativar os Conselhos Diretor e Administrativo do hospital, com a inclusão da comunidade novamente dentro dos conselhos para as tomadas de decisão e manter forte o elo da parceria com o governo, respeitando as regras do sistema.
Comentários