Muitos estudantes que não conseguiram chegar a tempo para o primeiro dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), neste sábado (3), alegam que o atraso foi gerado por conta do congestionamento nas avenidas de Cuiabá. A demora até o local de prova não foi apenas para quem depende do transporte coletivo, mas até para quem optou em ir de carro. O estudante Leonardo Morgan, de 20 anos, contou que saiu de casa quase duas horas com antecedência para não correr o risco de perder a prova. "Mas a correria foi em vão. O trânsito estava caótico e ainda tive que parar meu carro a duas quadras daqui. Não deu tempo", lamentou.
O estudante disse que iria realizar o Enem para ingressar no curso de medicina veterinária e essa é a terceira vez que tenta. Apesar da tristeza em ter que esperar 365 dias por uma nova oportunidade, Leonardo disparou: "Agora é só orar e pedir para Deus iluminar no resto".
Já o estudante Júlio César Fernandes, de 19 anos, disse que estudou muito e se preparou para o Enem com o objetivo de ingressar na faculdade de medicina. Mas dois minutos de atraso fizeram com que presenciasse os portões da Universidade de Cuiabá, onde iria fazer a prova, se fechando sem dar tempo de tentar se arriscar em passar por baixo, como muitos candidatos fizeram. "É uma pena. Mas não vou desistir e ano que vem estarei aqui, com certeza", afirmou.
Candidato Júlio César disse que trânsito congestionado o prejudicou para chegar ao local da prova
(Foto: Kelly Martins/G1)
Júlio César também alegou que saiu de casa com uma hora de antecedência e não conseguiu chegar de carro a tempo por conta do trânsito. Muitos candidatos atrasados se aglomeraram nos portões de entrada da universidade minutos depois do horário oficial de fechamento. Alguns estavam desesperados e telefonavam para os pais, namorados e amigos para dar a notícia. Outros até choraram só de olhar os portões fechados e preferiram nem se aproximar tanto. Davam as costas e iam embora. Até quem descia do ônibus coletivo e já sabia que havia perdido o primeiro dia de prova aproveitava para ficar no ponto de ônibus esperando o próximo para voltar para casa.
Provas
Neste sábado (3), primeiro dia de prova, os candidatos terão no mínimo duas e no máximo quatro horas e meia para responder a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 ciências da natureza. O domingo (4) é o dia das provas de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração total de cinco horas e meia.
Nos dois dias, o G1 fará uma cobertura especial do Enem em tempo real. Repórteres espalhados por 20 estados e no Distrito Federal acompanharão todos os passos do exame. Uma hora após o término das provas, o G1 Educação terá um programa ao vivo com professores de cursos pré-vestibulares comentando o que caiu no exame.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
Comentários